Estruturas de concreto e seu comportamento ao cisalhamento e punção são temas de edição especial da Revista IBRACON

Guilherme Aris Parsekian, editor-chefe, Professor Associado da UFSCar, São Carlos, SP.

Logo do periódico Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

A Edição Especial de Cisalhamento e Punção da Revista IBRACON de Estruturas e Materiais reúne alguns dos mais recentes avanços de pesquisa na análise e projeto de vigas e lajes de concreto armado submetidas a cisalhamento e punção, bem como em estruturas de alvenaria sob forças de cisalhamento no plano.

A Teoria Crítica de Cisalhamento de Craqueamentos (TCFC) vem sendo desenvolvida desde 1985 para avaliar de forma racional a resistência ao cisalhamento de elementos sem armadura de cisalhamento e a resistência ao cisalhamento por punção de lajes de concreto armado. O artigo de Muttoni e Simões apresenta o quadro histórico do desenvolvimento da teoria, seguido de uma apresentação de seus modelos refinados mais atuais.

Os fatores conhecidos que afetam o comportamento de uma parede de alvenaria submetida a cisalhamento no plano são discutidos no artigo de Zhu e Shrive.

O estudo de Debella et al. avalia a contribuição do intertravamento de agregados ao longo do processo crítico de formação da fissura até a carga última através da realização de ensaios de flexão em vigas retangulares RC e SFRC de pequena escala sem considerar o efeito da armadura transversal. Um novo tipo de pino para reforço de cisalhamento por punção, contendo um elemento adicional designado como pino anti-fissuração, é investigado através de testes experimentais no artigo de Ferreira et al. 

Siqueira et al. propõe uma abordagem numérica para prever e compreender o comportamento estrutural e os padrões de falha de lajes de concreto com e sem fibras de aço. O trabalho de Soares et al., demonstra a viabilidade da simulação computacional para reproduzir o comportamento de vigas de concreto armado reforçadas com PRFC. O estudo de Araújo et al. apresenta modelos computacionais que representam o comportamento de cisalhamento de vigas de concreto sem armadura transversal descrito na literatura, com ou sem fibras de aço. 

Um bom padrão de projeto deve ter recomendações de projeto seguras, econômicas e simples. Os requisitos de projeto da norma brasileira NBR-6118 são objeto de estudo de muitos artigos desta edição. 

Imagem técnica. Figura mostra armadura de cisalhamento com diferentes tipos de ancoragem.

Diferentes tipos de ancoragem de armaduras de cisalhamento. Fonte: FERREIRA et. al. (2023).

O artigo de Ribeiro et al., apresenta uma análise abrangente das previsões de resistência ao cisalhamento da NBR 6118:2014 utilizando dados da base de dados ACI-ASCE DatStb 445-D como referência. O estudo de Sousa et al., descreve um conjunto de recomendações para melhorar a precisão das previsões de cisalhamento e punção para lajes unidirecionais sob cargas concentradas. 

Finalmente, a possibilidade da ocorrência de uma segunda falha de cisalhamento por punção e de um colapso progressivo após a ocorrência de uma falha de cisalhamento por punção em uma conexão de pilar de laje plana é investigada por Galdino e Melo em duas estruturas prediais, utilizando análises numéricas, o Método da Linha de Escoamento e os códigos americano, europeu e brasileiro.

Esta edição especial interessará aos engenheiros frequentemente confrontados com requisitos de projeto relacionados a cisalhamento e punção que estão fora das áreas de pesquisa tradicionais e das disposições de normas existentes, bem como pesquisadores que realizam pesquisas em áreas relacionadas. 

Referências

FERREIRA, et. al. Experimental analysis of concrete flat slabs with internal stud-type shear reinforcement. Rev. IBRACON Estrut. Mater. [online]. 2023, vol. 16, no. 3, e16305 [viewed 02 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-41952023000300005. Available from: https://www.scielo.br/j/riem/a/XqyDPF5ZGLQL4jw3nFdnTxC/  

Links externos

Revista IBRACON de Estruturas e Materiais – RIEM: ttps://www.scielo.br/riem

Para ler a edição temática, acesse: https://www.scielo.br/j/riem/i/2023.v16n3/

Edição vol. 16, no. 3 – 2023: https://www.ibracon.org.br/Site_revista/Riem/RIEM_16_3/RIEM_16_3.pdf 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PARSEKIAN, G.A. Estruturas de concreto e seu comportamento ao cisalhamento e punção são temas de edição especial da Revista IBRACON [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/08/02/estruturas-de-concreto-e-seu-comportamento-ao-cisalhamento-e-puncao-sao-temas-de-edicao-especial-da-revista-ibracon/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation