Envenenamentos causados por peixes no Brasil

Vidal Haddad Junior, Professor Titular da Faculdade de Medicina e Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brasil.

Logo da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina TropicalAlém do conhecimento inédito, a possibilidade de desenvolver atividades preventivas nas comunidades de pescadores no país foi um dos pontos altos do trabalho Envenomations caused by fish in Brazil: an evolutionary, morphological, and clinical vision of a neglected problem, publicado no periódico Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, vol. XX (2023). Em todos os locais pesquisados a totalidade dos pescadores já tinha se acidentado e 30% deles estavam com ferimentos durante a visita. Pudemos observar a redução total dos acidentes após campanhas utilizando folhetos e atividades interativas, denotando um papel social importante à iniciativa.

Colagem de fotos. Três fotos de pacientes que sofreram envenenamento por peixes: duas mostram os pés machucados e uma mostra o ferrão ainda preso na sola do pé. Duas fotos de peixes diferentes.

Imagem: Vidal Haddad Junior.

O estudo é resultado de pesquisas do autor nos últimos 25 anos, estudando pacientes in loco e realizando a identificação dos peixes peçonhentos e venenosos no país, em um estudo inédito que originou 4 livros sobre o tema, em publicações estrangeiras e brasileiras. Existem mais peixes peçonhentos do que répteis na Natureza e é importante que este assunto seja abordado, o que deve trazer informações para as equipes que trabalham com a Medicina Tropical.

As maiores conclusões foram que os peixes peçonhentos são comuns, (assim como acidentes em humanos), negligenciados, e que, embora não existam medidas específicas para o tratamento, existem medidas de primeiros socorros e preventivas que podem ser transmitidas e assimiladas pela população. Nossa expetativa é a ampliação desses esforços de identificação de peixes, tratamento individual e prevenção de acidentes nas comunidades nos próximos anos.

Para ler o artigo, acesse

HADDAD JUNIOR, V. and LOPES-FERREIRA, M. Envenomations caused by fish in Brazil: an evolutionary, morphological, and clinical vision of a neglected problem. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2023, vol. 56, e0144-2023 [viewed 31 August 2023]. https://doi.org/10.1590/0037-8682-0144-2023. Available from: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/DFTfk9NL84VYcnXgjQ5YGQc/

Links externos

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – RSBMT: https://www.scielo.br/rsbmt/

Vidal Haddad Junior – Lattes: http://lattes.cnpq.br/7385129302501798

Unesp – Faculdade de Medicina – Campus de Botucatu: https://www.fmb.unesp.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

HADDAD JUNIOR, V. Envenenamentos causados por peixes no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/08/31/envenenamentos-causados-por-peixes-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation