O desenvolvimento de produtos frugais como estratégia para mercados emergentes

Maísa Arend, Coordenadora de Logística Internacional. Mestre em Administração pela Unisinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

Logo do periódico Gestão & Produção.

A necessidade por parte considerável da população global em adquirir bens e serviços acessíveis é uma realidade que tem atraído a atenção da indústria há algum tempo. Nesse contexto, uma nova vertente na estratégia de empresas e no desenvolvimento de produtos surgiu inicialmente na Índia, impulsionada pelo princípio da jugaad, que significa a arte de superar situações difíceis com soluções baseadas em recursos escassos. Em português, temos utilizado como termo equivalente “frugal”, que também diz respeito a estratégias de desenvolvimento de produtos com base em poucos recursos.

Com o propósito de aprofundar esse tema, Maisa Arend, Claudia Ramos e Yeda Swirski de Sousa, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos (RS), conduziram uma pesquisa sobre o processo de desenvolvimento de produtos frugais no contexto da expansão da linha branca de eletrodomésticos no Brasil.

A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de um caso em subsidiária de uma multinacional sino-americana que buscava expandir sua atuação no mercado brasileiro por meio do lançamento de novos produtos. Nesse contexto, analisou-se o desenvolvimento de um novo micro-ondas concebido para a produção local, cujo público-alvo era o mercado de baixa renda. Foram coletados e analisados dados representativos das diferentes etapas desse processo de desenvolvimento.

Os resultados dessa pesquisa estão no artigo Inovação frugal na expansão de subsidiária de multinacional em um mercado emergente. Dentre eles destacamos que, no contexto de multinacionais atuando em mercados emergentes, a estratégia de expansão e consolidação de marca antecede ao desenvolvimento de um produto frugal. No processo de desenvolvimento há inicialmente a necessidade de análise sistemática das características do mercado e do comportamento do consumidor, em uma integração horizontal e interação dinâmica entre as áreas de marketing e produção. Já na produção, a adoção de modularidade contribui para a economia de recursos.

Com essa pesquisa esperamos contribuir para orientar gestores sobre as diferentes etapas nesse processo e ajudar a entender sobre a potencialidade do “frugal” em novos mercados. Permanece o desafio de entender melhor como inovações frugais podem significar a abertura de novas oportunidades internacionais para produtos e serviços desenvolvidos para população de baixa renda. Já se sabe que há demanda por essa modalidade de inovação até mesmo em mercados afluentes, pois frugalidade também significa produtos ou serviços mais sustentáveis. Nesse sentido, competências desenvolvidas em mercados emergentes podem significar inovação em um plano global.

Para ler o artigo, acesse

AREND, M., RAMOS, C.F. and SOUZA, Y.S. Frugal innovation in the expansion of a multinational subsidiary in an emerging market. Gestão & Produção [online]. 2023, vol. 30, e9322 [viewed 11 October 2023]. https://doi.org/10.1590/1806-9649-2022v29e9322. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/FstBCjmdPTM7QkQqLXtyxHr/

Links externos

Gestão & Produção – GP: https://www.scielo.br/gp/

Gestão & Produção – Site: https://www.gestaoeproducao.com/

Gestão & Produção – Redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Doutorado Acadêmico em Administração – Unisinos: https://www.unisinos.br/pos/doutorado-academico/administracao/presencial/porto-alegre

Yeda Swirski de Souza: https://orcid.org/0000-0001-9299-9509

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

A, M. O desenvolvimento de produtos frugais como estratégia para mercados emergentes [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/10/11/o-desenvolvimento-de-produtos-frugais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation