Câmeras e telas aprimoram cirurgias experimentais para correção de hérnia incisional em ratos

Rosa Emilia Moraes, jornalista de ciência em Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Acta Cirúrgica BrasileiraEstudos experimentais são importantes ferramentas para o aperfeiçoamento de técnicas operatórias. Os ratos da linhagem Wistar (Rattus norvegicus) são amplamente utilizados como modelos, por terem grande biocompatibilidade genética e tecidual com humanos. Porém, pelo seu pequeno porte, alguns procedimentos adquirem um alto grau de dificuldade ao serem realizados sob uma escala tão reduzida, tornando a situação desafiadora.

Em cirurgias abdominais, o uso de telas de polipropileno para corrigir a hérnia incisional já é rotineiro em humanos, ainda que não haja consenso sobre quais as melhores técnicas ou sobre o posicionamento mais adequado das telas para consolidar um protocolo eficaz para cada tipo de procedimento, considerando as vantagens e desvantagens de cada um.

Diante da ausência de estudos que descrevem a aplicação da técnica sublay para correção de hérnia incisional em ratos Wistar, pesquisadores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) elaboraram o trabalho Incisional hernia repair in rats: description of the sublay technique under videomagnification system publicado pela Acta Cirúrgica Brasileira (v. 37, n. 8), com o objetivo de desenvolver um método padrão que contribua para o aprofundamento do conhecimento científico, possibilitando o foco em experimentos comparativos já que os ratos dessa linhagem são modelos ideais para as pesquisas sobre o tratamento de hérnias, proporcionando resultados mais confiáveis.

Foto retangular horizontal. Um corte ovalado na pele de um rato. É possível ver dentro da abertura uma malha que lembra metal, a pele cortada em volta do corte é vermelha e quase translúcida, a pele rosada do rato com pequenas manchas e alguns pelos brancos ao redor da parte raspada para o corte. Ao redor da imagem, um fundo azul opaco.

Imagem: artigo.

Figura 1. Manual placement of the 3.5 × 2.5 cm polypropylenemesh directly under the rectus abdominis muscle.

A boa visualização do procedimento é de suma importância para que não haja erros durante a cirurgia que possam levar a uma interpretação equivocada dos resultados. Assim, foi utilizado um sistema de videomagnificação empregando câmeras e monitores com o auxílio de luzes fluorescentes, que foi capaz de ampliar 50x o tamanho original da imagem de forma satisfatória e ainda com um custo menor do que o dos tradicionais microscópios de laboratório.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Cirurgia Experimental da UEPA e o artigo engloba cada etapa do trabalho, apresentando a relação de materiais e equipamentos utilizados, descrevendo as ações de indução da hérnia incisional e a sua imediata correção através do modo sublay nos moldes do procedimento em humanos descrito por Miranda et al. (2013), os procedimentos pós-operatórios e o período de avaliação, estabelecido em 28 dias. O estudo aponta ausência de recidiva da hérnia incisional ou complicações, comprovando o sucesso da técnica praticada.

Referências

MIRANDA, J.S., BIROLINI, C.A.V. and UTIYAMA, E.M. Hérnia incisional: Novas opções para velhos problemas. Abordagens abertas: Onlay, inlay, sublay e retromuscular. In: AQUINO, J.L.B, ANDREOLLO, N.A., MARTINEZ, C.A.R. (eds.) Atualidades em clínica cirúrgica intergastro e trauma. 4 ed. São Paulo: Atheneu; 2013.

Para ler o artigo, acesse

TRAMONTIN, D.F., et al. Incisional hernia repair in rats: description of the sublay technique under videomagnification system. Acta Bras Cir [online]. 2022, vol. 37, no. 8, e370802 [viewed 6 December 2022]. https://doi.org/10.1590/acb370802. Available from: https://www.scielo.br/j/acb/a/VCcPzdHQbLmRTdyDphtJH8F/

Links externos

Acta Cirúrgica Brasileira – ACB: https://www.scielo.br/j/acb/

Acta Cirúrgica Brasileira – Redes Sociais: Facebook | Twitter | InstagramLinkedIn

Universidade do Estado do Pará (UEPA): https://www.uepa.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Câmeras e telas aprimoram cirurgias experimentais para correção de hérnia incisional em ratos [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/12/06/cameras-e-telas-aprimoram-cirurgias-experimentais-para-correcao-de-hernia-incisional-em-ratos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation