Fatores associados às malformações congênitas em nascidos vivos

Cristine Bonfim, pesquisadora, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

O estudo “Prevalência e fatores associados às malformações congênitas em nascidos vivos” foi publicado na Acta Paulista de Enfermagem (volume 34) com o objetivo de estimar a prevalência de malformações congênitas e identificar os fatores associados em nascidos vivos. O artigo evidenciou aumento na ocorrência e na proporção de nascidos vivos com malformação congênita.

Em relação aos fatores associados foi identificado: baixo peso ao nascer, escore de Apgar insatisfatório no 1° e 5° minuto de vida, gravidez do tipo única, número de consultas de pré-natal inferior a seis, prematuridade e tipo de parto. Esse resultado sobre a prevalência e os fatores associados as malformações congênitas pode contribuir para o planejamento de ações de saúde materno e infantil, aprimoramento dos métodos de diagnóstico e acompanhamento especializado com medidas que melhorem a qualidade de vida, aumentem a sobrevida e a redução da mortalidade infantil.

Imagem: Canva.

Estudo epidemiológico observacional do tipo transversal, realizado a partir dos dados dos nascidos vivos com malformações congênitas, de mães residentes no Recife (PE), entre 2001 e 2015. A fonte de dados foi constituída pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Calculou-se a prevalência de malformações congênitas por ano e a taxa prevalência média para o período analisado. Procedeu-se a uma análise estatística bivariada, utilizando o teste Qui-quadrado para identificar associações entre as variáveis do estudo e o evento alvo, que neste caso, e a presença ou não de malformações congênitas nos nascidos vivos. Posteriormente, um modelo de regressão logística múltipla foi ajustado, calculando-se as odds ratio (OR) para cada fator estudado, possibilitando o entendimento de quais podem ser considerados de risco ou proteção.

Para ler o artigo, acesse

GONÇALVES, M. K. S., et al.  Fatores associados às malformações congênitas em nascidos vivos Acta paul. enferm. [online].  2021, vol.34 [viewed 19 April 2021]. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO00852. Available from: http://ref.scielo.org/rkq6zy

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BONFIM, C. Fatores associados às malformações congênitas em nascidos vivos [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/05/26/fatores-associados-as-malformacoes-congenitas-em-nascidos-vivos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation