Pandemia traz visibilidade inédita aos profissionais de Enfermagem

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, professora associada livre docente (EPE/Unifesp), vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP, Brasil.

Neyson Pinheiro Freire, jornalista, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP, Brasil.

A pandemia da Covid-19 contribuiu para colocar os profissionais na linha de frente das pautas de imprensa no Brasil e no mundo. O estudo documental “Notícias sobre a Enfermagem Brasileira na Pandemia da Covid-19, publicado na revista científica Acta Paulista de Enfermagem, traz uma análise contundente do impacto e a visibilidade que as matérias jornalísticas trouxeram para a Enfermagem brasileira durante a crise sanitária que se instalou no país em março de 2020.

O estudo documental, baseado em 136 reportagens de grandes veículos de comunicação no primeiro trimestre da pandemia (16 de março a 31 de maio) mensura os principais temas e abordagens da imprensa nacional e internacional sobre a atuação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem no país naquele período. As matérias foram selecionadas por meio do clipping e acompanhamento das demandas de imprensa atendidas pela Assessoria de Comunicação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Sua análise permitiu identificar os padrões narrativos em três temas: “Vulnerabilidade, adoecimento e morte” foi a categoria mais frequente, abrangendo mais da metade (58,8%) das notícias. Os dados gerados pelo “Observatório da Enfermagem” impactaram diretamente a visibilidade da pauta, revela o estudo, que detectou a correlação entre os dados gerados e a presença das notícias na mídia. As “Condições de Trabalho dos Profissionais da Enfermagem”, por sua vez, tiveram uma visibilidade inédita, com 30 reportagens de alcance nacional e internacional no período. Com a evolução da cobertura, ganhou destaque também o “Protagonismo Político e Profissional da Enfermagem Brasileira”, abordado em 17,7% das 136 reportagens analisadas.

Imagem 1: Enfermeiro Jeferson Caproni Hospital Fonte: Ascom/Cofen Imagem 2: Nuvem de palavras da Categoria – Protagonismo Político e Profissional da Enfermagem Brasileira Fonte: Autor principal Imagem 2:

Foram incluídas matérias de alcance nacional e internacional, abrangendo veículos como TV Globo, Folha de S. Paulo, BBC Brasil, New York Times, The Guardian e El País, cujas pautas tiveram apoio da Ascom/Cofen. O título da BBC, “Cuidamos dos outros, mas ninguém cuida de nós”, com o depoimento de uma enfermeira infectada ao tratar de um paciente, ambos sem usar máscara, revela a ponta do iceberg, mostrando o despreparo do hospital e o total desconhecimento sobre a gravidade da doença no Brasil, naquele momento. A matéria apontava para a necessidade urgente de EPIs, tema que foi ganhando mais espaço na mídia, com registros de riscos de contágio e mortes de profissionais. “O protagonismo dos enfermeiros frente à pandemia, seja no cuidado ou ações de controle para sua mitigação, os colocam como atores-chave ao fim do surto”, afirma Neyson Freire, um dos autores do estudo.

As reportagens alertaram para as precárias condições de trabalho às quais esses profissionais estão expostos e contribuíram para sensibilizar a opinião pública sobre a atuação deste que é o maior contingente de trabalhadores da Saúde no Brasil, somando mais de 2,4 milhões de profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. “A mobilização da sociedade, por meio do diálogo e visibilidade midiática, contribui para fortalecer as pautas da Enfermagem e da Saúde Coletiva”, destacou Freire.

Para ler o artigo, acesse

FREIRE, N. P., et al. Notícias sobre a Enfermagem Brasileira na pandemia da COVID-19. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021, vol.34 [viewed 11 August 2021]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02273. Available from: http://ref.scielo.org/td4yh5

Links Externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/ape

Observatório da Enfermagem – Cofen: http://observatoriodaenfermagem.cofen.gov.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CUNHA, I. C. K. O. and FREIRE, N. P. Pandemia traz visibilidade inédita aos profissionais de Enfermagem [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/08/11/pandemia-traz-visibilidade-inedita-aos-profissionais-de-enfermagem/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation