A Pesquisa Operacional como resposta aos desafios na produção de bebidas à base de frutas

Deisemara Ferreira, Departamento de Física, Química e Matemática, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, SP, Brasil.

Logo do periódico Gestão & Produção.Neste press-release da Semana Especial da GP no Blog SciELO em Perspectiva, temos uma entrevista com a Profa. Dra. Deisemara Ferreira, do Departamento de Física, Química e Matemática, da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba. Ela tem atuado na área de Pesquisa Operacional desde sua iniciação científica, em especial no desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos para apoio à tomada de decisão no contexto industrial.

A Profa. Deisemara é uma das autoras de um artigo publicado no volume 27 da Gestão & Produção, em 2020. O artigo intitulado Abordagem heurística para otimizar a programação da produção de bebidas à base de frutas aborda a otimização de processos produtivos envolvendo a fabricação de bebidas. Os autores propõem um algoritmo que auxilia a dimensionar e sequenciar lotes de produção, visando a minimização de custos de estoque, atrasos e limpezas. De acordo com os resultados obtidos, reduções significativas podem ser obtidas nos custos envolvidos.

Em entrevista, a pesquisadora nos conta mais sobre o artigo e o tema abordado, além de falar um pouco de sua trajetória profissional, sua percepção sobre a participação das mulheres na área de ciências exatas e sua atuação nesse contexto.

Você atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba, no Departamento de Física, Química e Matemática. Fale um pouco sobre sua trajetória acadêmica.

Sou formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, com Mestrado em Matemática Aplicada sob orientação da Profa. Dra. Socorro Rangel, e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus São Carlos sob orientação do Prof. Dr. Reinaldo Morabito. Meu enfoque sempre foi modelos e métodos de otimização para apoio à tomada de decisão.

Como foi sua percepção sobre a presença de mulheres na academia, em particular na área de exatas, durante sua Graduação e Pós-Graduação? E sua percepção agora como professora? Você acredita que sua representatividade é importante para a motivação de mulheres para a carreira acadêmica? Você tem estimulado algo nesse sentido?

Na licenciatura em Matemática, curiosamente havia várias meninas e também tive várias professores mulheres. Mas em ciência da computação, por exemplo, víamos poucas. Hoje ministro aulas para vários cursos de exatas, licenciaturas em Física, Química, Matemática, Ciência da Computação, Engenharia de Produção.

Noto que há mais meninas nessas áreas do que antigamente, mas a porcentagem ainda é baixa. No passado, tive turmas de engenharias que havia apenas 1 menina. Na minha atual turma de Cálculo 1 para Ciência da Computação, de 57 alunos(as) apenas 16 são meninas. Atualmente nós conscientemente nos esforçamos para incentivar as mulheres nas ciências exatas.

O “amor” pelas ciências exatas e, sobretudo o bom desempenho nessas áreas nada tem a ver com gênero. É apenas um “gosto pessoal”. É claro que, se você preparar melhor pessoas de um gênero ou de outro desde os primeiros anos de ensino em uma determinada área, você terá mais adultos nessa área. Veja o caso do ballet. É mais comum meninas, pois é mais comum os pais incentivarem elas nessa arte.

Esquema em tons de cinza. Dois agrupamentos nomeados “Stage I” e “Stage II”. No primeiro, o título “Beverage Preparation” e duas figuras de tanque. O segundo espaço é dividido em duas seções. Na primeira seção, o título “Pausteurization”, no qual cada tanque está ligado a um bloco nomeado “pasteurizer” (duas setas estão ligando os tanques aos seus respectivos “pasteurizer”). A partir de cada bloco, novas setas apontam para outros blocos nomeados “Filling Machine”, que estão na segunda seção chamada “Bottling”. Por fim, esses blocos apontam para um terceiro espaço nomeado “Packing”.

Imagem: TOSCANO, A. and FERREIRA, D.

Sua pesquisa tem enfoque na área de Pesquisa Operacional, em especial no desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos para dar suporte ao planejamento e programação da produção. Fale um pouco sobre sua experiência no tema.

Trabalho com Pesquisa Operacional, em particular, modelos e métodos de otimização linear inteira mista, desde a iniciação científica na graduação. Na iniciação científica estudava um modelo aplicado a música. Depois migrei para problemas reais da indústria, em particular na área de bebidas não alcóolicas.

Essa aplicação envolve a proposta de modelos matemáticos difíceis, o que, do ponto de vista de pesquisa, é bem interessante. Para uso prático e respostas rápidas desenvolvemos métodos de solução específicos. Todo esse interesse por modelos aplicados a um problema real permeou meu mestrado, doutorado, e ainda hoje pesquiso na área.

O que motivou a pesquisa do artigo publicado na G&P e como ela pode impactar empresas e a sociedade?

Essa pesquisa teve origem com uma aluna de doutorado que coorientei, a Alyne Toscano. É um trabalho bem aplicado, pois nós visitamos a empresa e coletamos dados, então a representação é muito próxima do problema real. Não foi possível aplicarmos os resultados depois, pois a empresa foi vendida e ficamos sem os contatos que tínhamos antes.

Mas esse trabalho mostra a importância do desenvolvimento de métodos de solução eficientes justamente para redução de tempos de solução para que se possa desenvolver ferramentas de apoio a decisão. Determinar a programação da produção nesse tipo de processo produtivo é uma tarefa difícil que pode levar dias de trabalho. No entanto, é relativamente comum as empresas ainda utilizarem apenas planilhas Excel no auxílio da definição dos planos de produção. Uma ferramenta que automatize a tomada de decisões é, então, muito útil.

Como você acredita que seu tema de pesquisa irá evoluir nos próximos anos, e qual enfoque você pretende dar?

Atualmente, dado o avanço dos computadores e de métodos de solução, notamos o aumento de modelos matemáticos mais completos que representam mais etapas da cadeia de suprimentos. Acredito que a integração de problemas, principalmente ligados à distribuição de produtos e também preocupações ambientais como a minimização de créditos de carbono, seja o futuro.

Referências

TOSCANO, A., FERREIRA, D. and MORABITO, R. Formulation and MIP-heuristics for the lot sizing and scheduling problem with temporal cleanings. Computers and Chemical Engineering [online]. 2020, vol. 142 [viewed 11 April 2023]. https://doi.org/10.1016/j.compchemeng.2020.107038. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S009813542030380X?via%3Dihub

Para ler o artigo, acesse

TOSCANO, A., et al. Abordagem heurística para otimizar a programação da produção de bebidas à base de frutas. Gest. Prod. [online]. 2020, vol. 27, no. 4, e4869 [viewed 11 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0104-530X4869-20. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/58tGy4HgcbMWmkRnbvXhW3k/

Links externos

Gestão & Produção – GP: https://www.scielo.br/gp/

Gestão & Produção – Site: https://www.gestaoeproducao.com/

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Campus-Sorocaba – Profa. Dra. Deisemara Ferreira:
https://www.ppgeps.ufscar.br/academic-staff/profa-dra-deisemara-ferreira

Foto de Deisemara FerreiraSobre Profa. Dra. Deisemara Ferreira

Docente do departamento de Física, Química e Matemática e do Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSCar, Sorocaba. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar-São Carlos, no tema Modelos e métodos de solução para problemas de planejamento da produção. Lattes | Orcid

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FERREIRA, D. A Pesquisa Operacional como resposta aos desafios na produção de bebidas à base de frutas [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/11/a-pesquisa-operacional-como-resposta-aos-desafios-na-producao-de-bebidas-a-base-de-frutas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation