Go Tani e sua influência no campo da cinesiologia no contexto científico brasileiro

Rafael Augusto Marques dos Reis, doutorando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina e membro do Observatório de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina, Maringá, PR, Brasil.

Logo do periódico Journal of Physical Education

No artigo Go Tani e sua influência no campo da cinesiologia no contexto científico brasileiro é revisitada a contribuição de Go Tani para demarcação epistemológica da Educação Física (EF) enquanto área acadêmica e profissional, com ênfase na proposta cinesiológica. Em sua trajetória acadêmico profissional Go Tani configura-se um dos grandes nomes do campo da EF brasileira, tendo atuado em diversas linhas de pesquisa e projetos.

Cabe destacar que Go Tani é Pós Doutor em Educação Física (1996), Pós Doutor em Psicologia pela Universidade de Sheffield (1995) e Livre Docente em EF pela Universidade de São Paulo (1989). Neste texto foram eleitos os estudos da produção acadêmica de Go Tani, tendo em vista que uma de suas principais preocupações da carreira como pesquisador é a demarcação epistemológica do campo da EF, onde indicou em dado momento, a proposta cinesiológica e em termos de pesquisa, pós-graduação e preparação profissional buscou através desta proposta dar encaminhamentos à área no sentido teórico-estrutural.

Fotografia de costas de uma mulher correndo em um parque.

Imagem: Jozsef Hocza.

A coleta de materiais do autor detectou o montante de dezoito artigos publicados em periódicos científicos, dois livros e quatro capítulos de livros versando sobre o campo da Epistemologia da EF.  Paralelamente foram elencados outros materiais que circularam sobre a Cinesiologia, com ênfase no debate epistemológico dentro dos principais periódicos nacionais. A análise dos trabalhos e materiais coletados para este estudo desenvolveu-se tendo como pano de fundo a crise de identidade e a busca por um corpo de conhecimentos para a EF bem como a contribuição da Cinesiologia como proposta para o campo de conhecimentos da EF no Brasil, tendo como principal articulador Go Tani.

Verificou-se que as incursões de Tani apontam ainda na EF uma busca por identidade epistemológica, e seus esforços para a defesa da constituição de uma autonomia da área como ciência, trouxeram inúmeras contribuições para dimensionar o campo como lugar, por excelência, de desenvolvimento e avanço científico. Nesse sentido, sendo ainda a EF um espaço de constituição epistemológica frágil, em que pese a relativa invisibilização de algumas proposições de Tani na área de EF no Brasil, este é um caminho ainda por ser feito no campo. Ademais, as relações que se estabeleceram entre as diversas escolas de pensamento da EF culminaram em um processo de interincompreensão que auxilia na manutenção das crenças no campo.

Os autores do presente artigo são membros do Observatório de Educação Física e Esporte (OEFE) que possui vínculo institucional com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que tem buscado assumir uma reflexão sistemática do estatuto científico do campo sob as lentes e contornos do contexto social pós-moderno. Assim, com a tematização ora proposta aponta-se a necessidade de uma melhor demarcação dos limites e alcances do campo e sua atuação profissional.

Longe de buscar esgotar o assunto, espera-se que também outros pesquisadores contemporâneos lancem mão sobre a tarefa de elucidação epistemológica do campo da EF, tão cara à sobrevivência e aprimoramento da área.

Referências

REIS, R.A.M., et al. O movimento disciplinar na Educação Física norte-americana – contribuições e limites para estruturação do campo científico. Educ. Pesqui. [online], 2022, vol. 48, e234816 [viewed 22 July 2022]. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234816por. Available from: https://www.scielo.br/j/ep/a/7jqQ8RtDyXxDvtJN6SrtWYQ/?lang=pt

SOUZA, J., OLIVEIRA, V.M. and GARCIA, R.P. Um novo contrato motor nos domínios do esporte, lazer e Educação Física? Aportes para uma teoria reflexiva do movimento humano. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online], 2022, vol. 44, e011121 [viewed 22 July 2022]. https://doi.org/10.1590/rbce.44.e011121. Available from: https://www.scielo.br/j/rbce/a/QYzgwXYMDx7MpJwg8tJR58f/?lang=pt

Para ler o artigo, acesse

REIS, R.A.M., et al. Go Tani and his influence on the kinesiology field in the Brazilian scientific context. J. Phys. Educ. [online]. 2022, vol. 33, e3333 [viewed 22 July 2022]. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3333. Available from: https://www.scielo.br/j/jpe/a/nYWZxPPmrMP5QsYvN67Mqgb/?lang=en

Links externos

Rafael Marques dos Reis – Redes Sociais: Instagram | Facebook

Journal of Physical Education – JPE: https://www.scielo.br/j/jpe/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

REIS, R.A.M. Go Tani e sua influência no campo da cinesiologia no contexto científico brasileiro [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/07/22/go-tani-e-sua-influencia-no-campo-da-cinesiologia-no-contexto-cientifico-brasileiro/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation