Recomendações dietéticas para a síndrome metabólica: modismos versus evidências científicas

Vinícius Guida, Vital Agência de Comunicação, assessoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, São Paulo, SP, Brasil.

Efeitos positivos para o tratamento da síndrome metabólica estão mais relacionados à adesão de mudanças no estilo de vida, incluindo melhores escolhas alimentares de forma individualizada, do que a uma dieta isenta de glúten. A conclusão pertence ao artigo Does a Gluten-free Diet Improve Metabolic Syndrome Parameters? A Systematic Review, publicado na última edição da International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), periódico internacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A intenção da pesquisa era comprovar se realmente existe um efeito positivo da “dieta sem glúten” sobre os parâmetros da síndrome metabólica.

Tradicionalmente, a gestão da síndrome metabólica tem sido focada em atenuar os fatores de risco modificáveis, como o sobrepeso e a obesidade. A partir de mudanças no estilo de vida, é possível reduzir a incidência da doença e suas complicações.

“A necessidade de desenvolver um trabalho com esse tema veio muito da nossa observação na área de Nutrição Clínica e da crescente utilização de estratégias dietéticas pautadas em dietas restritivas, como a sem glúten”, pontua Luciana Gonçalves Orange, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

A pesquisa utilizou o método de revisão sistemática. A seleção inicial contou com cerca de três mil trabalhos publicados, dos quais poucos consideravam os parâmetros da síndrome metabólica em pessoas sem doenças caracterizadas pela intolerância ao glúten, como a doença celíaca. Ao final, foram selecionados quatro estudos da literatura nacional e internacional. Destes, somente um foi realizado no Brasil.

Foto: diferentes tipos de pães dispostos em volta de um punhado de farinha branca espalhado sobre uma mesa de madeira escura. Sobre os pães, dois ramos de trigo. Na farinha, as palavras "gluten free" foi desenhada.

Imagem: Shutterstock.

Alguns efeitos positivos isolados são pontuados, como a redução de algumas medidas de cintura e de triglicerídeos plasmáticos. Porém, a resposta varia de acordo com os grupos analisados. Por exemplo, um dos estudos avaliou somente um grupo de mulheres, e, neste, foi percebido um efeito positivo sobre a redução da circunferência da cintura. De forma geral, os resultados analisados diferem muito de acordo com os grupos e a metodologia utilizada.

“O que se percebe é que não existe nenhuma comprovação científica de que, para a redução dos parâmetros da síndrome metabólica, ou mesmo para o controle do peso corporal, a dieta isenta de glúten é efetiva”, afirma Luciana.

Além das dietas isentas de glúten, outras recomendações ganham espaço, como as dietas cetogênica e mediterrânea. A Associação Brasileira de Estudos sobre Obesidade não traz um respaldo científico para a utilização de tais dietas no manejo da síndrome metabólica.

A docente e pesquisadora ainda pontua a necessidade de futuras investigações sobre o tema com metodologias científicas mais bem definidas e padronizadas.

Além disso, destaca-se a necessidade de um tratamento dietético individualizado, pautado na história de vida e nas experiências do indivíduo com a comida e seus hábitos alimentares: “é necessário considerar que a comida não é só fonte de nutrientes, existe toda uma questão social, cultural e política envolvida com o ato de comer que devem ser consideradas em qualquer situação”.

Para ler o artigo, acesse

ORANGE, L.G., et al. Does a Gluten-free Diet Improve Metabolic Syndrome Parameters? A Systematic Review. Int. J. Cardiovasc. Sci. [online]. 2022, vol. 35, no. 6, pp. 803-813 [viewed 3 January 2023]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20200291. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/hmVXTrmZMtZ3Rx3mxfVdJVr/

Links externos

International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS: https://www.scielo.br/j/ijcs/

Para ler a última edição da IJCS, acesse: https://www.scielo.br/j/ijcs/i/2022.v35n6/

International Journal of Cardiovascular Sciences – Site: https://ijcscardiol.org/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GUIDA, V. Recomendações dietéticas para a síndrome metabólica: modismos versus evidências científicas [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/01/03/recomendacoes-dieteticas-para-a-sindrome-metabolica-modismos-versus-evidencias-cientificas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation