Melhorias na execução da colonoscopia ajudam na prevenção e tratamento do câncer colorretal

Rosa Emilia Moraes, jornalista de ciência em Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Acta Cirúrgica BrasileiraA colonoscopia é um exame para avaliação da mucosa colorretal através de imagens, que permite a detecção de anomalias como pólipos e lesões (LESLI, et al, 2002). Uma colonoscopia bem executada tem grande valor na prevenção e diagnóstico de câncer colorretal, o que representa uma redução significativa no risco de morte para o paciente.

Porém, apesar de tratar-se de um exame tão importante, no Brasil ainda não é amplamente oferecido à população como parte de programas de prevenção da doença (SCHREUDERS, et al, 2015). Além disso, estudos que avaliam a eficiência e qualidade da intervenção são escassos no país e na América Latina em geral.

Uma investigação clínica conduzida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) analisou retrospectivamente os dados de procedimentos de colonoscopia realizados em 11 unidades hospitalares de sete cidades em dois estados do Brasil, de janeiro a dezembro de 2021. Os resultados estão presentes no artigo Quality indicators in colonoscopy: observational study in a supplementary health system publicado na Acta Cirúrgica Brasileira (vol. 37, no. 11), no qual os autores analisam os indicadores de qualidade no procedimento relacionados a diversos aspectos como a adequação do encaminhamento para o exame, a taxa de detecção de pólipos, a taxa de intubação cecal, a qualidade da preparação do cólon do paciente para o processo e a incidência de efeitos adversos imediatos.

Composição: foto de uma pessoa deitada sendo atendida por três profissionais da saude. Quadro azul no canto superior esquerdo com o texto "Quality indicators in colonoscopy: Observational study in a supplementary health system" e link.

Imagem: Composição / Canva.

A pesquisa observou a correlação entre os fatores analisados e a contribuição de cada um para a proficiência dos resultados. Entre outras observações, concluiu-se que a estrutura do lugar onde o exame é realizado e a qualidade do atendimento médico dispensado ao paciente são variáveis que têm impacto significativo na qualidade da colonoscopia. Particularmente, o nível de conhecimento técnico e treinamento especializado do médico endoscopista demonstraram grande influência nos índices de detecção de pólipos e na taxa de intubação cecal, que são quesitos determinantes na avaliação.

O estudo apresentado foi realizado junto a um sistema privado suplementar de saúde no Brasil, cenário no qual, geralmente, as colonoscopias são procedimentos seguros, executados por médicos capacitados e dispondo de bons equipamentos geradores de imagem. Ainda assim foram identificadas muitas oportunidades de melhorar os indicadores de qualidade nos hospitais participantes, o que demonstra a relevância de uma contínua avaliação que, espera-se, venha a refletir em exames mais eficazes e melhores prognósticos em casos de câncer colorretal.

Referências

LESLIE, A., et al. The colorectal adenoma–carcinoma sequence. Br J Surg [online]. 2002, vol. 89, no. 7, pp. 845-860 [viewed 10 February 2023]. https://doi.org/10.1046/j.1365-2168.2002.02120.x. Available from: https://academic.oup.com/bjs/article/89/7/845/6150758

SCHREUDERS, E.H., et al. Colorectal cancer screening: a global overview of existing programmes. Gut [online]. 2015, vol. 64, no. 10, pp. 1637-1649 [viewed 10 February 2023]. https://doi.org/10.1136/gutjnl-2014-309086. Available from: https://gut.bmj.com/content/64/10/1637

Para ler o artigo, acesse

KUGA, R., FACANALI JUNIOR, M.R. and ARTIFON, E.L.A. Quality indicators in colonoscopy: observational study in a supplementary health system. Acta Cirúrgica Brasileira [online]. 2022, vol. 37, no. 11, e371106 [viewed 10 February 2023]. https://doi.org/10.1590/acb371106. Available from: https://www.scielo.br/j/acb/a/FqsSyzhyzZYPC3hcy8SG9yH/

Links externos

Acta Cirurgica Brasileira – ACB: https://www.scielo.br/acb/

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP): https://www.fm.usp.br/

Acta Cirúrgica Brasileira – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Melhorias na execução da colonoscopia ajudam na prevenção e tratamento do câncer colorretal [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/02/10/melhorias-na-execucao-da-colonoscopia-ajudam-na-prevencao-e-tratamento-do-cancer-colorretal/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation