Avaliação da resistência genética à brusone em trigo cultivado no Brasil

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural. Santa Maria, RS, Brasil.

João Nunes Maciel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Passo Fundo, RS, Brasil.

Logo do periódico Ciência RuralA brusone do trigo é uma doença causada pelo fungo Pyricularia oryzae Triticum (PoT) e tem como sintoma mais comum o branqueamento de parte da espiga a partir do ponto de infecção. O primeiro relato da brusone do trigo no mundo foi no Brasil, em 1986. Desde então, tem-se realizado um esforço muito grande com vistas ao desenvolvimento de cultivares de trigo resistentes a esta doença.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), avaliaram a resistência de genótipos de trigo à brusone e verificaram a correlação entre severidade da doença em espigas e taxa de esporulação de PoT em ráquis de espigas. O artigo Resistência de cultivares brasileiras de trigo à brusone sob condições controladas foi publicado na Ciência Rural (vol. 52, no 7).

A pesquisa reuniu mais de 40 cultivares brasileiras de trigo crescidas em vasos, no estádio de florescimento (estádio 65 da escala de Zadoks). A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a da avaliação da reação de cultivares de trigo à infecção do fungo PoT, sob condições controladas. A temperatura, a umidade e o fotoperíodo foram controlados durante o processo de infecção das plantas pelo fungo. Após 5 e 7 dias da inoculação do patógeno nas plantas, a severidade da doença foi avaliada nas espigas, e então, a espigas foram colhidas e as espiguetas retiradas. Posteriormente, a taxa de esporulação do patógeno foi mensurada nas ráquis no laboratório de fitopatologia da Embrapa Trigo.

Foto: galhos de trigo.

Imagem: Pixabay.

A pesquisa apontou para dois importantes resultados, segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leodato Nunes Maciel: a caracterização atualizada da reação à brusone de cultivares de trigo de uso frequente atualmente no Brasil e a avaliação de um novo parâmetro como critério para caracterizar genótipos de trigo quanto à reação à brusone, que é a determinação da taxa de esporulação de PoT em ráquis de espigas de trigo.

“A ausência de correlação entre a severidade de brusone nas espigas e a produção de conídios de PoT, conforme foi observado no estudo, não deve ser considerada como um resultado definitivo de que não há conexão entre esses dois tipos de variáveis no patossistema trigo – PoT”, enfatiza o pesquisador. Este é o primeiro relato sobre o uso da taxa de esporulação desse fungo em plantas de trigo como critério para avaliar e comparar a reação de cultivares de trigo à brusone.

Na prática, os resultados da pesquisa podem ser utilizados como fonte de informação para produtores rurais que cultivam trigo no Brasil. “Vai ser útil para eles no momento da decisão sobre qual cultivar adotar em suas lavouras, considerando que estejam interessados em cultivares mais resistentes à brusone”, explica João.

Referências

TORRES, G.A.M., et al. Blast disease and wheat production in Brazil. Pesq. agropec. [online]. 2022, vol. 57, e02487 [viewed 13 February 2023]. https://doi.org/10.1590/S1678-3921.pab2022.v57.02487. Available from: https://www.scielo.br/j/pab/a/GfBqSnSYY6L3dGwjVBj98cD/

Para ler o artigo, acesse

MACIEL, J.L.N., et al. Resistance of Brazilian wheat cultivars to blast under controlled condition. Cienc. Rural [online]. 2022, vol. 52, no. 7, e20210417 [viewed 13 February 2023]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20210417. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/ZPScp6gT4Yk8bvKZDQGLm4p/

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Redes Sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GRANDI, M.L. and MACIEL, J.N. Avaliação da resistência genética à brusone em trigo cultivado no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/02/13/avaliacao-da-resistencia-genetica-a-brusone-em-trigo-cultivado-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation