Desafios no acesso ao mercado de trabalho formal por pessoas com deficiência

Eva Bessa Soares, professora adjunta na Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, MG, Brasil.

Logo do periódico Gestão & Produção.O artigo Inclusão de profissionais com deficiência no trabalho: desafios para a Gestão de Recursos Humanos, realizado pela Professora Eva Bessa Soares, aborda a inclusão social a partir da inserção no trabalho por profissionais com deficiência e detalha algumas dificuldades que essa população e os empregadores vem enfrentando.

Após uma revisão de literatura sobre a temática, foi desenvolvida uma pesquisa empírica no período de agosto de 2014 a julho de 2015 em empresas localizadas em João Monlevade (MG) com intuito de conhecer esse contexto de gestão da inclusão pelas empresas e como esses profissionais vinham buscando vagas de emprego. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências quanto as organizações têm dificuldades nesse processo de inclusão, assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente por muitas dessas empresas pesquisadas.

A autora é psicóloga e docente no Departamento de Engenharia de Produção, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto (DEENP/ICEA/UFOP). Atuou na área de gestão de pessoas por muitos anos e sempre teve interesse pelo tema gestão de diversidades no contexto laboral.

Para a pesquisa, Soares utilizou a metodologia qualitativa com revisão de literatura e um estudo empírico. Para essa etapa, ocorreram visitas às empresas participantes da pesquisa para conhecer os postos de trabalho e outras questões inerentes ao contexto laboral, além de entrevistar os empregadores (chefias) e os referidos profissionais.

Foto de quatro pessoas com tons de pele diferentes, cada uma segura o pulso da pessoa do lado formando um quadrado. Na imagem é possível ver apenas parte do braço e as mãos das pessoas.

Imagem: Pixabay.

O número de empregados com deficiências entrevistados foi trinta, sendo seis mulheres. Participaram também da pesquisa 21 profissionais com deficiência que estavam desempregados e em busca de uma vaga de emprego na ocasião do estudo. Nesse grupo, haviam apenas duas mulheres.

Além de visitas às empresas para conhecimentos dos contextos laborais dos profissionais com deficiências, coleta de verbalizações espontâneas dos profissionais, de suas chefias imediatas e dos gestores de Recursos de Humanos ou de outros profissionais quando a empresa não dispunha desse setor formalizado, utilizou-se um questionário com questões semiestruturadas.

A pesquisa revelou um pouco do contexto da inclusão de deficientes no trabalho em uma cidade do interior de Minas Gerais, assim como algumas características da gestão do trabalho daqueles que já estão empregados. Entretanto, explicitou-se que há carência de informações e uma relativa ausência do poder público para auxiliar no cumprimento da legislação sobre o tema.

Foi possível perceber que os profissionais com deficiência que estão em busca de uma vaga ainda revelam desconhecimento quanto à legislação que lhes ampara. Eles mostram-se à margem da sociedade, parecem desprovidos de informações mínimas para que seus direitos sejam respeitados e haja igualdade de direitos no tocante à inclusão social a partir do trabalho. É preciso que essa temática seja mais discutida pelo poder público, sociedade, academia, empregadores e pessoas com deficiência e que sejam propostas ações para mudar essa realidade encontrada nessa pesquisa.

Trata-se de um tema complexo, pois a discussão e proposição de ações depende de diversos atores. Houve tentativa de ampliar o foco de análise em empresas que não participaram da etapa até a publicação, entretanto, está sendo encontrada muita resistência de empregadores, o que tem dificultado o avanço no levantamento dos dados. Mas, as tentativas de contatos continuam com empregadores e representantes do poder público da cidade para que tais discussões avancem.

Referências

BARBOZA, H.H. and ALMEIDA JUNIOR, V.A. Reconhecimento e inclusão das pessoas com deficiência. Revista Brasileira De Direito Civil [online]. 2018, vol. 13, no. 3, pp. 17-38 [viewed 13 April 2023]. Available from: https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdc/article/view/150

CARMO, M.M.I.B., GILLA, C.G., QUITÉRIO, P.L. Um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Interação em Psicologia [online]. 2020, vol. 24, no. 1 [viewed 13 April 2023]. http://doi.org/10.5380/psi.v24i1.59972. Available from: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/59972/0

SIMONELLI, A.P. and JACKSON FILHO, J.M. Análise da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho após 25 anos da lei de cotas: uma revisão da literatura. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional [online]. 2017, vol. 25, no. 4, pp. 855-867 [viewed 13 April 2023]. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1078. Available from:https://www.cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1842.

Para ler o artigo, acesse

SOARES, E.B. Inclusão de profissionais com deficiência no trabalho: desafios para a Gestão de Recursos Humanos. Gest. Prod. [online]. 2019, vol. 26, no. 3, e2871 [viewed 13 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0104-530X-2871-19. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/TtcTkNNfVFDKNgHsTkSK7PQ/

Links externos

Gestão & Produção – GP: https://www.scielo.br/gp/

Gestão & Produção – Site: https://www.gestaoeproducao.com/

Gestão & Produção – Redes sociais: Facebook | Instagram

Universidade Federal de Ouro Preto – Instagram: https://www.instagram.com/minhaufop/

Eva Bessa Soares Lattes – Lattes: http://lattes.cnpq.br/8352665870534732

Gestão & Produção – Volume 26, Número 3, 2019 Setembro: https://gestaoeproducao.com/ed/5d6524510e8825f603a6c574

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOARES, E.B. Desafios no acesso ao mercado de trabalho formal por pessoas com deficiência [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/13/desafios-no-acesso-ao-mercado-de-trabalho-formal-por-pessoas-com-deficiencia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation