Doença de Chagas pode provocar alterações do Sistema Nervoso Central

Claudia Jurberg, Jornalista e Editora de Mídias Sociais das Memórias do IOC, Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Brasil.

Logo do periódico Memórias do Instituto Oswaldo CruzVocê sabia que a doença de Chagas, que acomete de 6 a 7 milhões de pessoas em todo o mundo, pode provocar estresse social, psicológico e biológico?

Um grupo de pesquisadores brasileiros discute esse assunto em artigo intitulado Anxiety, depression, and memory loss in Chagas disease: a puzzle far beyond neuroinflamation to be unpicked and solved, publicado na revista Memórias do IOC.

Apesar de existir um consenso sobre o reconhecimento de uma forma nervosa aguda da doença de Chagas, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense alertam que alguns danos causados pela doença nem sempre são revelados e discutidos em profundidade.

Imagem vetorial: um cérebro verde e várias palavras na frente. As palavras são Doença de Chagas, Ansiedade, Depressão, Perda de Memória, Atrofia Cerebral, Persistência do parasita, Citocinas e Neuromediadores. No canto inferior esquerdo, o título "Alterações do sistema nervoso central na doença de Chagas. No canto superior esquerdo, o logo do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Imagem: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 2023.

Em pacientes crônicos, uma forma neurológica está associada à imunossupressão e alterações neurocomportamentais como sequela de acidente vascular cerebral. A forma nervosa crônica da doença tem sido refutada com base na ausência de lesões histopatológicas e neuroinflamação.

Mas, segundo os autores, liderados por Joseli Lannes-Vieira, do IOC/Fiocruz, a tomografia computadorizada mostra atrofia cerebral. Lannes-Vieira explica que, em modelos pré-clínicos de infecção crônica por T. cruzi, na ausência de neuroinflamação, distúrbios comportamentais como ansiedade e depressão e perda de memória estão relacionados à atrofia cerebral, persistência do parasita, estresse oxidativo e produção de citocinas no sistema nervoso central.

A doença de Chagas é ainda considerada negligenciada e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 75 milhões de indivíduos estão sob risco de infecção. Os resultados deste estudo podem contribuir com uma abordagem mais abrangente dos pacientes em tratamento.

Esta pesquisa foi financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fiocruz.

Para ler o artigo, acesse

LANNES-VIEIRA, J., et al. Anxiety, depression, and memory loss in Chagas disease: a puzzle far beyond neuroinflammation to be unpicked and solved. Mem. Inst. Oswaldo Cruz [online]. 2023, vol. 118, e220287 [viewed 20 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0074-02760220287. Available from: https://www.scielo.br/j/mioc/a/S5fshjbv6KhmpMmWMfMVGFN/

Links externos

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz – MIOC: https://www.scielo.br/mioc/

Artigo publicado no site do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz: https://memorias.ioc.fiocruz.br/article/10922/0287-neuro-anxiety-depression-and-memory-loss-in-chagas-disease-a-puzzle-far-beyond-neuroinflammation-to-be-unpicked-and-solved

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

JURBERG, C. Doença de Chagas pode provocar alterações do Sistema Nervoso Central [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/20/doenca-de-chagas-pode-provocar-alteracoes-do-sistema-nervoso-central/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation