Chatbot auxilia enfermeiros na avaliação da fístula arteriovenosa em pacientes de hemodiálise

Bianca Rafaela Correia, Chefe de Enfermagem do Hospital de Força Aérea do Galeão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marcos Antônio Gomes Brandão, Docente da Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo Acta Paulista de EnfermagemPesquisadores da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descreveram o desenvolvimento e as características de um protótipo de chatbot para avaliar a maturação da fístula arteriovenosa (FAV), procedimento utilizado para a realização da hemodiálise. Os detalhes estão no artigo Desenvolvimento de protótipo de chatbot para avaliação da maturação da fístula arteriovenosa, publicado no volume 36 da Acta Paulista de Enfermagem.

O chatbot denominado “FAViana” é um assistente virtual baseado em formulário eletrônico que ajuda na coleta e registro de dados de avaliação da maturação da FAV, oferece apoio para interpretação de dados anormais e indica prováveis complicações e as intervenções adequadas.

A base de conhecimento usada por FAViana foi obtida a partir da pesquisa bibliográfica do tipo revisão de escopo, feita durante o mestrado de uma das autoras do artigo. As evidências da revisão foram usadas em um protocolo de enfermagem para avaliação da maturação da FAV para hemodiálise que fornece informações importantes para o chatbot funcionar.

Duas prints de uma conversa com o chatbot FAViana dispostas lado a lado. Na esquerda, o logo do chat, um robô sorrindo. No texto, a assistente virtual se apresenta e pergunta algumas informações sobre fístulas arteriovenosas para a pessoa.

Imagem: artigo.

Na construção de FAViana, os desenvolvedores fizeram uma roteirização usando o conteúdo técnico-científico e linguagem coloquial para gerar uma sequência e estrutura de diálogo entre o usuário e o chatbot. Assim, a utilização de FAViana imita a conversação humana, ficando mais amigável ao profissional que fornece os dados.

Os criadores de FAViana consideram que ela possa ser um recurso útil aos enfermeiros na avaliação, tomada de decisão e registro de informações clínicas relevantes das mudanças ocorridas na fístula arteriovenosa, permitindo um monitoramento cuidadoso para enfrentar o insucesso na maturação da melhor maneira possível e de forma precoce. Eles acreditam que o chatbot possa se tornar uma alternativa inovadora para a implementação do processo de enfermagem na assistência a pacientes nefrológicos.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) por concessão de bolsas de iniciação científica para duas autoras do artigo.

Para ler o artigo, acesse

SILVA, A.B.B., et al. Desenvolvimento de protótipo de chatbot para avaliação da maturação da fístula arteriovenosa. Acta Paul Enferm [online]. 2023, vol. 36, eAPE012322 [viewed 16 May 2023]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO012322. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/5nyVJJJmT3mjzXzmTZpZg3c/

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CORREIA, B.R. and BRANDÃO, M.A.G. Chatbot auxilia enfermeiros na avaliação da fístula arteriovenosa em pacientes de hemodiálise [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/05/16/chatbot-auxilia-enfermeiros-na-avaliacao-da-fistula-arteriovenosa-em-pacientes-de-hemodialise/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation