Instrumento óptico ajuda a monitorar a taxa de sobrevida de pacientes submetidos a transplante de fígado

Rosa Emilia Moraes, scientific journalist at Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Acta Cirúrgica BrasileiraO estresse metabólico causado pela reperfusão sanguínea é um fator delicado que pode levar ao insucesso de todo o procedimento de transplante de fígado. Os riscos na perfusão inicial também podem comprometer o órgão ou enxerto de forma irreversível, causando danos irreparáveis que resultam no óbito do paciente. A espectroscopia com fluorescência sob excitação de luz violeta (408 nm) surge como método viável para o monitoramento em tempo real do aspecto molecular das condições do enxerto (PANJEHPOUR, et al, 2002).

Com o objetivo de demonstrar a validade da técnica como auxiliar na indicação de viabilidade do órgão ou enxerto para transplante, considerando também as condições apresentadas no caso de transplante com perfusão a frio, o artigo Fluorescence spectroscopy for clinical transplantation liver grafts monitoring: possibilities offered by 408 nm excitation publicado na Acta Cirúrgica Brasileira (vol. 37, no. 9) traz os resultados de pesquisa realizada junto a dois grandes centros de produção científica do Brasil vinculados à Universidade de São Paulo (USP).

Dois gráficos com os eixos "Fluorescence Intensity (arb. units) x Wavelength (nm). No primeiro, duas linhas (532 nm excitation e 408 nm excitation); a primeira sobe e desce de forma abrupta; a segunda sobe e desce mais suave. No segundo, as linhas AF, BT e WR60 apresentam subidas e descidas similares (sobe abrupto, cai até quase a metade, sobe um pouco, desce e fica estável).

Imagem: artigo.

Figura 1. Comparison between fluorescence spectra at 532 and 408 nm excitation, with examples of spectra obtained for patient P01. (a) Note the only the band centered around 600 nm is observed for both spectra, whereas 408 nm excitation provides other spectral regions to be analyzed; normalized spectra, indicating the peak absorption wavelengths observed for different stages: endogenous fluorescence (AF) and back-table (BT) stages prior to organ graft implantation, and 60 min after anastomoses finalization (WR60); (b) The main decrease in fluorescence when compared to AF was about 556 nm (green spectral region with intense light absorption by blood constituents).

Os procedimentos de transplante foram realizados na Unidade Especial de Transplante de Fígado (UETF), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), e a análise dos dados coletados ficou a cargo do Laboratório de Biofotônica do Departamento de Física e Ciência dos Materiais, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), financiado pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF (programa CePID/FAPESP) e o INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (CNPq/FAPESP).

A coleta de dados abrangeu 15 enxertos provenientes exclusivamente de doadores falecidos, após morte encefálica oficializada e informada de acordo com os protocolos vigentes. O monitoramento dos enxertos deu-se antes e durante as etapas do transplante que envolveram a perfusão fria.

Foto aproximada de uma cirurgia. Uma mão segura um instrumento cilíndrico semelhante a uma agulha grossa, tem um fio na ponta de cima. Outra mão segura uma tesoura. Ambos instrumentos estão direcionados para uma abertura no corpo de uma pessoa.

Imagem: Arquivo pessoal dos autores.

Diferentes formas de análise foram realizadas em busca da identificação de padrões que permitissem estabelecer uma classificação de riscos, a partir de um conjunto de alterações observadas nos enxertos e que poderiam indicar uma maior ou menor taxa de sobrevida para os pacientes nos 30 primeiros dias após o transplante.

A grande variedade de respostas observada nos limites do trabalho elaborado não permitiu que fosse estabelecido um paradigma, mas demonstra o potencial que a técnica apresenta para viabilizar um instrumento que permita prever potenciais complicações imediatamente pós-transplante, como danos pós-isquêmicos irreversíveis, comprometimento da homeostase metabólica e óbito. Desta forma, os autores deste estudo propõem que sejam produzidas mais pesquisas sobre o tema.

Referências

PANJEHPOUR, M., et al. Laser-induced fluorescence spectroscopy for in vivo diagnosis of non-melanoma skin cancers. Lasers Surg Med [online]. 2002, vol. 31, no. 5, pp. 367-373 [viewed 18 January 2023]. https://doi.org/10.1002/lsm.10125. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/lsm.10125

Para ler o artigo, acesse

VOLLET-FILHO, J.D., et al. Fluorescence spectroscopy for clinical transplantation liver grafts monitoring: possibilities offered by 408 nm excitation. Acta Bras Cir [online]. 2022, vol. 37, no. 9, e370905 [viewed 18 January 2023]. https://doi.org/10.1590/acb370905. Available from: https://www.scielo.br/j/acb/a/Jjtnt9hh8Ny5fDrjJwkbtXc/

Links externos

Acta Cirúrgica Brasileira – ACB: https://www.scielo.br/acb/

Unidade Especial de Transplante de Fígado (UETF) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo  (HC-FMRP-USP): https://cirurgiadigestiva.fmrp.usp.br/setores/unidade-especial-de-transplante-de-figado/

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: https://site.hcrp.usp.br/

Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/fisica-e-ciencia-dos-materiais-fcm/

Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF (programa CePID/FAPESP) / INCT de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida (CNPq/FAPESP): https://www.ifsc.usp.br/cepof/

Redes sociais da Acta Cirúrgica Brasileira: Facebook | Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Instrumento óptico ajuda a monitorar a taxa de sobrevida de pacientes submetidos a transplante de fígado [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/01/18/instrumento-optico-ajuda-a-monitorar-a-taxa-de-sobrevida-de-pacientes-submetidos-a-transplante-de-figado/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation