Agronegócio é o setor produtivo com o maior número de acidentes de trabalho no Mato Grosso

Evilyn Cristhina da Silva, jornalista e estagiária de pós-graduação do Serviço Comunicação Institucional da Fundacentro, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de Saúde OcupacionalNo Mato Grosso, a maioria dos acidentes de trabalho (AT) no agronegócio está concentrada nas atividades ligadas aos frigoríficos e agricultura. É o que aponta o artigo Tendência dos acidentes de trabalho no agronegócio em Mato Grosso, Brasil, 2008 a 2017, publicado pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (vol. 48, 2023).

Elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o estudo examina a distribuição espacial e temporal dos indicadores de AT e de outros agravos à saúde relacionados à produção agropecuária, no período de 2008 a 2017.O material traz um compilado com a distribuição do número de acidentes de trabalho. Mostra os casos de incapacidade permanente, óbitos, incidência, mortalidade e letalidade por AT.

Foto de um trator no meio de um campo meio amarelado. No fundo, relevo montanhoso.

Imagem: Freepik.

Com a análise, fica evidente que entre os anos de 1998 e 2010, 70% dos acidentes de trabalho no estado do Mato Grosso estavam relacionados ao agronegócio. Já de 2015 a 2017, a incidência era de 58,4%, sendo que a maioria dos AT estava concentrada no setor produtivo de abate e fabricação de produtos de carnes e da agricultura.

O artigo ainda mostra uma tendência de diminuição dos acidentes de trabalhos nos últimos anos, segundo os autores, devido aos avanços tecnológicos na agropecuária, pois muitos postos de trabalhos foram substituídos por máquinas em diversas etapas dessa cadeia produtiva.

No entanto, “esse processo contribui para a precarização do trabalho, com desemprego e informalidade, e foi agravado pela falta de registros adequados e pelo descumprimento das leis trabalhistas, que estão cada vez mais frágeis, em favor do modelo de capital estruturado pelo agronegócio”, de acordo com os autores.

Para a elaboração do artigo de pesquisa foram consultados os registros dos trabalhadores constantes na Relação Anual de Informações Sociais. Em relação aos acidentes de trabalho, foram verificados os dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho e do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho.

Para ler o artigo, acesse

FAVA, N.R., et al. Tendência dos acidentes de trabalho no agronegócio em Mato Grosso, Brasil, 2008 a 2017. Rev. bras. saúde ocup. [online]. 2023, vol. 48, e3 [viewed 24 July 2023]. https://doi.org/10.1590/2317-6369/10521pt2023v48e3. Available from: https://www.scielo.br/j/rbso/a/sHBmyLgs5F9bMbhsxCZRvLm/

Links externos

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO: http://www.scielo.br/rbso

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (Fundacentro): http://www.fundacentro.gov.br/rbso/inicio

Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – Twitter: https://twitter.com/RBSOinforma

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, E.C. Agronegócio é o setor produtivo com o maior número de acidentes de trabalho no Mato Grosso [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/07/24/agronegocio-e-o-setor-produtivo-com-o-maior-numero-de-acidentes-de-trabalho-no-mato-grosso/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation