Smartphones podem auxiliar na determinação de características dos óleos essenciais

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Juliano S. Barin, Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Logo do periódico Ciência Rural

Mundialmente populares, os óleos essenciais são matérias-primas com diferentes propriedades e diversas formas de uso, de acordo com o benefício almejado. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI) desenvolveram um método empregando smartphone que permite captar mudanças de cor de uma reação efetuada com o componente majoritário do óleo essencial de cravo, a substância eugenol. O valor comercial desse óleo essencial, com frequência, é dependente da concentração dessa substância. Os resultados da pesquisa foram publicados no artigo Método rápido e de baixo custo empregando smartphone para a determinação de eugenol em óleo essencial de cravo, do periódico Ciência Rural (vol. 53, n.º 10, 2023). 

Durante a pesquisa, os cientistas utilizaram frascos descartáveis de 2 mL para avaliações com relação às variáveis experimentais da análise com smartphone, como a luminosidade, por exemplo, onde um aplicativo de livre acesso foi empregado para captura e processamento dos dados. Foram avaliadas diferentes condições de iluminação para a captura das imagens e, para alcançar os objetivos, os resultados individuais foram comparados entre si. 

Diversos frascos de vidro marrom contendo óleos essenciais, cada um com rótulos coloridos distintos, sobre uma superfície de mármore.

Imagem: Pixabay.

Os resultados obtidos mostraram a viabilidade do uso do smartphone para tal tarefa, com desempenho comparável aos métodos instrumentais usados em laboratórios dedicados, como cromatografia gasosa e espectrofotometria. “A partir da nossa pesquisa, podemos considerar que o controle da qualidade de óleos essenciais pode ser efetuado de forma rápida, com baixo custo e com instrumentação portátil, permitindo a disseminação do conhecimento e o acesso a dados antes impossíveis de serem gerados fora do ambiente laboratorial.”, explica o pesquisador Juliano S. Barin. 

De acordo com Juliano, os resultados podem estimular o uso dessa ferramenta por diversas pessoas, permitindo até mesmo que pequenos produtores que carecem de uma infraestrutura laboratorial para avaliação de seus produtos possam efetuar o controle da qualidade. “Esta pesquisa dá mais um passo em direção à popularização da ciência, onde dispositivos presentes no cotidiano das pessoas podem ser ressignificados para a realização de análises químicas que podem servir para o controle da qualidade de produtos naturais. Características como portabilidade, baixo custo e fácil operação permitem o uso da tecnologia por pessoas não especializadas, o que garante acesso ao controle da qualidade a praticamente qualquer pessoa”, concluiu.

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, I.C., et al. Smartphone-based rapid and low-cost method for the determination of eugenol content of clove essential oil. Cienc. Rural [online]. 2023, vol. 53, no. 10, e20220498 [viewed 02 April 2024]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20220498. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/jxhp4NH9rNJHsDJrj8JmTqB/ 

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – Site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Ciência Rural – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BARIN, J.S. and GRANDI, M.L. Smartphones podem auxiliar na determinação de características dos óleos essenciais [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/04/02/smartphones-podem-auxiliar-na-determinacao-de-caracteristicas-dos-oleos-essenciais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation