Telessaúde é importante aliada no diagnóstico precoce de hipertensão e diabetes em regiões remotas

Zara Costa, sócia da LGA Comunicação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Shaulla Figueira, assessora de imprensa, LGA Comunicação, Rio de Janeiro, Assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Brasil. 

Logo do periódico International Journal of Cardiovascular Sciences

O desenvolvimento de ferramentas de telessaúde pode ajudar a solucionar um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil — o difícil acesso a equipamentos e profissionais especializados nas regiões mais remotas do país — e reduzir as taxas de mortalidade precoce causadas por doenças crônicas não transmissíveis

Nesse sentido, o artigo Development and Implementation of a Computerized Decision Support System for Screening Hypertension and Diabetes in a Resource-Constrained Region, publicado no vol. 37 do periódico International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), da Sociedade Brasileira de Cardiologia, destaca os resultados positivos de um software desenvolvido especificamente para auxiliar no diagnóstico precoce de hipertensão e diabetes, dois dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. “Uma vez diagnosticados, esses pacientes foram adequadamente encaminhados para acompanhamento”, explica o estudo.

Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desenvolveram e implantaram um software para o sistema de suporte à decisão clínica (CDSS, na sigla em inglês) em dez municípios do nordeste de Minas Gerais entre abril de 2017 e outubro de 2018. Foram atendidas e avaliadas 13.775 pessoas entre 30 e 69 anos, das quais 185 foram diagnosticadas com hipertensão e 35 com diabetes — cinco tinham ambas as doenças. Ou seja, 1,6% da população inicialmente avaliada tinha ao menos uma das doenças, mas nenhum diagnóstico.  

Figura 1. Área de intervenção representada em mapa do estado de Minas Gerais, no Brasil.

De acordo com o artigo, “os CDSS funcionam como sistemas eletrônicos (tecnologia digital, móvel ou sem fio) com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisões, usando características personalizadas e informações clínicas para criar recomendações e conselhos específicos para o paciente”. Integrados à internet, eles podem ser facilmente acessados e administrados por especialistas em qualquer lugar do país, por meio de telefone celular, computador, tablet etc. Dos 258 profissionais de saúde que participaram do estudo, 78,4% recomendaram o uso da plataforma. 

A escolha da região que receberia o projeto foi feita pelo Ministério da Saúde, que indicou o Vale do Mucuri, área distante dos grandes centros tecnológicos, que engloba os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e maiores taxas de analfabetismo do estado de Minas Gerais — e, consequentemente, menor acesso a serviços de saúde especializados. 

Os softwares foram implementados nas unidades de saúde primária de dez municípios com IDH menor que 0.6 e menos de 20 mil habitantes. Os resultados positivos alcançados pelo estudo – que é parte da pesquisa da dissertação de mestrado da médica Laura Defensor Ribeiro de Melo na UFMG –, mostram a importância de investir e desenvolver ferramentas de telessaúde e implantar sistemas de suporte à decisão clínica (CDSS) em regiões remotas do Brasil, facilitando o diagnóstico precoce e o tratamento das doenças cardiovasculares, (a maior causa de mortes no mundo), e aumentando o alcance do atendimento médico nestas áreas de difícil acesso, geográfico ou econômico.  

Para ler o artigo, acesse

Melo, L.D.R., et al. Development and Implementation of a Computerized Decision Support System for Screening Hypertension and Diabetes in a Resource-Constrained Region. Int J Cardiovasc Sci [online]. 2024, vol. 37, e20230085 [viewed 09 September 2024]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20230085. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/q4j4mgyLGdHtGvtdyNt4Ngn/ 

Links externos

International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS: https://www.scielo.br/j/ijcs/

International Journal of Cardiovascular Sciences: https://ijcscardiol.org/

Sociedade Brasileira de Cardiologia: https://www.portal.cardiol.br/

Laura Defensor Ribeiro de Melo: https://orcid.org/0000-0003-0491-5411

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COSTA, Z. and FIGUEIRA, S. Telessaúde é importante aliada no diagnóstico precoce de hipertensão e diabetes em regiões remotas [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/09/09/telessaude-e-importante-aliada-no-diagnostico-precoce-de-hipertensao-e-diabetes-em-regioes-remotas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation