Aline Cristine Souza Lopes, editora associada, Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
No estudo, Dez anos do Guia Alimentar para a População Brasileira: história, ciência e política, publicado pelo periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde (vol. 34, 2025), os pesquisadores Patricia Constante Jaime e Murilo Bonfim Lobo Braga realizaram uma revisão narrativa e identificaram um notório impacto do Guia Alimentar para a População Brasileira na ciência da nutrição e nas políticas públicas.
Segundo o artigo, a adoção da classificação de alimentos Nova transformou paradigmas na epidemiologia nutricional, ao enfatizar os efeitos prejudiciais dos alimentos ultraprocessados; a necessidade de embasar a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias.
Ao longo desses dez anos, aumentaram significativamente as evidências científicas sobre a relação entre alimentos ultraprocessados e o desenvolvimento de doenças crônicas, possibilitando o apoio à população em escolhas alimentares mais saudáveis e a qualificação de profissionais de saúde para o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Guia Alimentar tem sido capaz de induzir e orientar ações de saúde e políticas públicas, bem como impulsionar pesquisas científicas nacionais e internacionais, evidenciando a sua atualidade. Entretanto, ainda é necessário expandir sua implementação no país, visando ao adequado enfrentamento dos problemas de saúde pública relacionados à alimentação.
Para ler o artigo, acesse
JAIME, P.C. and BRAGA, M.B.L. Dez anos do Guia Alimentar para a População Brasileira: história, ciência e política. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2025, vol. 34, e202400267 [viewed 13 May 2025]. https://doi.org/10.1590/S2237-96222025v34e20240267.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ress/a/jhKxXWFLFL5sRRLqYv4dKrb/
Links externos
Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS
Epidemiologia e Serviços de Saúde – Site do periódico
Epidemiologia e Serviços de Saúde – Redes Sociais: Facebook | X
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários