Ligaduras elásticas usadas em pacientes com aparelho ortodônticos sofrem manchamento

Por David Normando, Coordenador do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Estudo realizado no Curso de Especialização da Associação Brasileira de Odontologia — Pará, responde a um questionamento muito frequente entre ortodontistas e a uma queixa dos pacientes que usam aparelhos ortodônticos estéticos. Qual marca comercial de ligadura estética garantiria ao paciente uma maior estabilidade estética durante o período que se estende entre as consultas do tratamento ortodôntico?

A pesquisa observou que a percepção de pacientes e ortodontistas às alterações de cor dos elastômeros foi semelhante. Todas as marcas apresentaram algum grau de pigmentação após exposição ao meio bucal. Porém, o produto nacional (Morelli) apresentou os piores escores de manchamento após o uso clínico. Diante dos resultados alcançados e o crescimento da procura por aparelhos estéticos, observa-se a necessidade de as indústrias aprimorarem o processo de fabricação das ligaduras estéticas. Por enquanto, uma opção para evitar este inconveniente pode ser o uso de aparelhos estéticos autoligados.

O estudo foi conduzido em 20 pacientes, onde as alterações de cor das ligaduras estéticas foram examinadas, após exposição intrabucal por um período de trinta dias, através de um desenho de boca dividida (Split Mouth). Para selecionar as quatro marcas comerciais investigadas — três de fabricantes estrangeiros (GAC; 3M Unitek; American Orthodontics) e uma nacional (Morelli) —, os pesquisadores lançaram mão de uma enquete em uma rede social. As marcas mais utilizadas pelos ortodontistas foram investigadas. As avaliações do grau de manchamento foram realizadas por ortodontistas e pelos próprios pacientes.

Os resultados encontram-se disponíveis no artigo “Color changes of esthetic orthodontic ligatures evaluated by orthodontists and patients: a clinical study” publicado no volume 21, número 5 do Dental Press Journal of Orthodontics, a revista oficial da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR).

Para ler o artigo, acesse:

KAWABATA, E., et al. Color changes of esthetic orthodontic ligatures evaluated by orthodontists and patients: a clinical study. Dental Press J. Orthod. [online]. 2016, vol. 21, no. 5, pp. 53-57 [viewed 31 January 2017]. DOI: 10.1590/2177-6709.21.5.053-057.oar. Available from: http://ref.scielo.org/53cp94

Link externo

Dental Press Journal of Orthodontics – DPJO: <http://www.scielo.br/dpjo>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

NORMANDO, D. Ligaduras elásticas usadas em pacientes com aparelho ortodônticos sofrem manchamento [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2017 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2017/07/17/ligaduras-elasticas-usadas-em-pacientes-com-aparelho-ortodonticos-sofrem-manchamento/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation