Thaynã Ramos Flores, Editora Associada da RESS, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.
O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando nos últimos anos, acometendo todas as faixas etárias, com maiores incrementos entre as crianças e os adolescentes. De 2009 para 2018 foi observado um aumento de 4,4% na prevalência de obesidade em todas as faixas de idade. A tendência de sobrepeso variou de 5,5 a 8,6% e de obesidade de 4,4 a 8,3% em ambos os sexos e diferentes regiões do estado de Espírito Santo, Brasil. Esses dados estão apresentados no artigo intitulado “Tendência da prevalência do sobrepeso e obesidade no Espírito Santo: estudo ecológico, 2009-2018” de Aprelini CMO, et al., (2021) publicado no periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS, vol. 30, no.3). O artigo apresenta a tendência nas prevalências de sobrepeso e obesidade no estado do Espírito Santo, Brasil, de 2009 a 2018.
Os dados foram obtidos pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), online, uma ferramenta que reúne dados de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) dos indivíduos atendidos nos serviços da Atenção Básica do SUS. O estado nutricional dos indivíduos registrados e agrupados pelo estado do Espírito Santo foi avaliado, nos anos de referência de 2009 a 2018, por meio do SISVAN-WEB, Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família e/ou e-SUS Atenção Primária.
Os autores encontraram uma tendência crescente e estatisticamente significativa na ocorrência de sobrepeso e obesidade em ambos os sexos e em todas as regiões do Espírito Santo no período de 10 anos. Com relação ao sobrepeso, houve um aumento de 5,8% entre as mulheres da região sul. Maior crescimento na prevalência de obesidade ocorreu no sexo feminino, com acréscimos de 7,6% na região central e 6,7% na região sul na última década.
O artigo apresenta um compilado de informações sobre a ocorrência de sobrepeso e obesidade em um período de 10 anos em um determinado estado brasileiro. Os autores concluem que o sobrepeso e a obesidade tiveram significativo aumento em todas as faixas etárias, porém com maior destaque para os adolescentes e adultos. Os achados reforçam a necessidade de medidas de prevenção de sobrepeso e obesidade, com ênfase na educação nutricional da população no âmbito da Atenção Primária, e outras ações que visem reduzir os agravos causados por essas condições.
Para ler o artigo, acesse
APRELINI, C. M. O., et al. Tendência da prevalência do sobrepeso e obesidade no Espírito Santo: estudo ecológico, 2009-2018. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2021, vol.30, no.03 [viewed 09 August 2021]. https://doi.org/10.1590/S1679-49742021000300017. Available from: http://ref.scielo.org/8mwmy7
Links Externos
Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS: https://www.scielo.br/ress
Para ler as últimas publicações da RESS, acesse: http://ress.iec.gov.br/
World Health Organization. Obesity and overweight: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários