Impacto psicológico da COVID-19 nos profissionais de saúde

Liliana Sousa, Enfermeira Especialista do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal.

Eduardo Santos, Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Core Staff do ​Portugal Centre for Evidence Based Practice: a JBI Centre of Excellence. Investigador integrado do Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra, Portugal.

Madalena Cunha, Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Investigador integrado do Health Sciences Research Unit: Nursing, Nursing School of Coimbra, Portugal.

Investigadores do Health Sciences Research Unit: Nursing e enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, diante da dispersão de estudos sobre a prevalência de resultados psicológicos e de saúde mental dos profissionais de saúde que tratam doentes com COVID-19, sintetizaram estes resultados por meio da realização de uma revisão sistemática de prevalência com meta-análise.

Para o efeito, o artigo publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem e intitulado Impacto psicológico da COVID-19 nos profissionais de saúde: revisão sistemática de prevalência estudou quais os impactos psicológicos que manifestaram os profissionais de saúde que estiveram diretamente envolvidos com doentes com COVID-19.

Na pesquisa do estudo foram identificados 38.657 registos, que depois de lidos e cuidadosamente selecionados por meio de um processo sistemático, levaram à inclusão de apenas cinco estudos. A análise estatística (meta-análise) dos seus achados permitiu concluir que a pandemia da COVID-19 apresenta um impacto psicológico muito significativo nos profissionais de saúde, assumindo importantes prevalências de depressão (27,5%), ansiedade (26,8%), insônia (35,8%) e estresse (51,9%). Adicionalmente, em três dos estudos incluídos os profissionais de saúde relataram níveis de trauma vicário igualmente importante, estresse pós-traumático, somatização e sintomas obsessivo-compulsivos.

Imagem: Unsplash

Recentemente acompanhámos na mídia relatos de profissionais de saúde que retratam esta problemática, expressando individualmente a sua preocupação e em particular reforçando que os profissionais de saúde da “linha de frente” são uma população particularmente vulnerável e merecem especial atenção/ intervenção.

O estudo é importante porque sistematizou em prevalências, até então “ocultas”, diversas sintomatologias de impactos psicológicos, a partir do qual se mostra a possibilidade de implementação de estratégias visando minimizar a ocorrência dos mesmos.

Os resultados do estudo trazem novos desafios, pois a implementação de intervenções psicológicas, devem ser amplamente disponibilizadas e promovidas proactivamente, como meio de proteger esta força de trabalho essencial e, com isso, garantir que eles possam continuar a satisfazer as extenuantes exigências que lhes são impostas em prol da saúde pública.

Este estudo foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto INVEST Refª: fab8899e-5c94-4c33-9807-f54cdc93b053 e projeto Refª UIDB/00742/2020. Os autores tiveram o suporte da Health Sciences Research Unit: Nursing e, adicionalmente do Instituto Politécnico de Viseu.

Link(s)

Acta Paulista de Enfermagem –  APE: https://www.scielo.br/ape

Para acessar o artigo, acesse

SOUSA, L., et al. Impacto psicológico da COVID-19 nos profissionais de saúde: revisão sistemática de prevalência. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2021, v. 34, eAPE003775 [viewed 15 December 2021]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AR03775. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/xN45K97vHkRN6yB7MSSdsXm/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOUSA, L. and SANTOS, E. and CUNHA M. Impacto psicológico da COVID-19 nos profissionais de saúde [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/12/22/impacto-psicologico-da-covid-19-nos-profissionais-de-saude/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Post Navigation