É possível gerenciar adequadamente as incertezas em projetos de criação de conhecimento?

Teresa Raquel Pereira Domingos, Engenheira de Aeronavegabilidade na EMBRAER S.A, membro do grupo de estudos de gestão de inovação em sistemas complexos, do INPE, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Fundo azul. Texto: Journal of Aerospace Technology and Management JATMNo artigo Hard and soft paradigm analysis in knowledge creation projects: an aeronautical certification case, publicado no periódico Journal of Aerospace Technology and Management (JATM, vol. 13), são abordadas questões relativas à incerteza presente em projetos de criação de conhecimento. Abstrato, intangível e imprevisível — são algumas das características destes tipos de projetos que têm norteado as organizações atualmente. Portanto, o estudo analisa um projeto com as mesmas características para identificar os níveis de incerteza presentes a fim de propiciar a escolha da abordagem de gestão mais apropriada as suas características.

Neste estudo de caso o sistema de categorização Hard e Soft foi aplicado com o propósito de identificar e monitorar, ao longo do ciclo de vida do projeto, a intensidade com que os paradigmas Hard e Soft aparecem em projetos de criação/gestão de conhecimento. A aplicação desta metodologia permitiu examinar as diferenças, entre início e fim demonstrando uma mudança na maneira de como o projeto foi gerenciado. As entrevistas ocorreram com o apoio de um questionário. A coleta das informações sobre o projeto foi realizada por meio de seis entrevistas com o gestor do projeto. As informações registradas neste trabalho são uma compilação dos dados coletados nas entrevistas. Este projeto foi escolhido por duas razões: a primeira, por ser um projeto de criação e conhecimento e, a segunda, por ser contemporâneo à esta pesquisa, o que permitiu analisar os níveis de incerteza ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.

Ao analisar o resultado ilustrado pelo mapa Hard e Soft, é possível observar que o paradigma Soft se apresentou com maior intensidade no projeto comparado ao paradigma Hard. À medida que o projeto foi evoluindo, os níveis de incerteza em algumas dimensões foram reduzidos devido a implementação da gestão de riscos e expectativas das partes interessadas, entretanto, ainda assim, o paradigma ‘Soft’ manteve-se presente do início ao fim do projeto. Observou-se que a linguagem dos projetos de criação de conhecimento é mais abstrata e convida ao debate expondo a incerteza das partes interessadas. Todas as dimensões do projeto apresentaram altos graus de incerteza e, em nenhuma delas a incerteza foi totalmente eliminada. O objetivo harmonizar conhecimento é ambíguo e difícil de ser mensurado, uma vez que se trata de uma medida subjetiva.

Gráfico. Título: Níveis de incerteza.

Imagem: Criado pela autora, 2021.

A ambiguidade da meta se fez presente até o final do projeto, o que fez da dimensão Medidas de Sucesso também predominante Soft. A única forma de medir o sucesso foi encarar a subjetividade inerente das características do projeto. O gestor então utilizou entrevistas individuais para obter um feedback qualitativo dos usuários a respeito do sucesso. A dimensão Intangibilidade por consequência, também apresentou altos graus de incerteza, pois, como seria possível saber se o objetivo era tangível se ele não era claro? Além disso, os métodos utilizados para atingir o objetivo eram intensos, como reuniões de consenso entre diferentes pontos de vista, e envolviam incerteza sobre a participação assídua dos envolvidos. A participação das partes interessadas (equipes dos grupos de discussão, usuários do manual e líderes do departamento), foi alta e suas expectativas eram levadas em consideração uma vez que exerciam alta influência sobre o projeto. O projeto apresentou alta vulnerabilidade em relação as influências externas (permeabilidade) uma vez que seu principal foco era ganhar conhecimento e não a gerar resultados tangíveis imediatos para a Organização.

O estudo de caso confirmou a teoria de que projetos de criação de conhecimento possuem aspectos predominantes “Soft” em suas dimensões, apresentando, portanto, altos níveis de incerteza. Projetos com as mesmas características, requerem abordagens de gestão diferenciadas em relação a abordagem tradicional da gestão de projetos. Considerando que o objetivo do projeto é gerar/ harmonizar o conhecimento, uma estrutura flexível e mais dinâmica é desejável, e fatores motivacionais para criar, compartilhar e usar o conhecimento são muito importantes. Portanto, sugere-se utilizar a abordagem adaptativa de gerenciamento de projetos para coordenar apropriadamente as incertezas inerentes deste tipo de projeto.

Como trabalhos a serem desenvolvidos a partir deste, sugere-se complementar esta pesquisa com estudos de casos adicionais, sobre criação de conhecimento, envolvendo diferentes organizações do setor aeroespacial brasileiro ou mesmo no contexto internacional. Os resultados desta pesquisa servem como base para estes estudos futuros que são necessários para aprofundar o conhecimento sobre projetos de criação de valor e sobre o sistema de categorização Hard e Soft.

Convido você a assistir ao vídeo que segue sobre o estudo de caso de um projeto de criação de conhecimento gerenciado dentro de uma empresa aeronáutica brasileira.

Leia mais

DOMINGOS, T.R.P. and CHAGAS, M.F. Hard and Soft Paradigm Analysis in Knowledge Creation Projects: an Aeronautical Certification Case. Journal of Aerospace Technology and Management [online]. 2021, vol. 13, e4121. ISSN: 2175-9146 [viewed 10 January 2022]. https://doi.org/10.1590/jatm.v13.1234. Available from: https://www.scielo.br/j/jatm/a/XWCktRq8CzFmrsv8ZgZw7Zd/abstract/?lang=en#

Link(s)

Artigo na página JATM: http://www.jatm.com.br/ojs/index.php/jatm/article/view/1234/914

Teresa Raquel Pereira Domingos – Lattes: http://lattes.cnpq.br/1807494553182610

JATM – Journal of Aerospace Technology and Management: https://www.scielo.br/j/jatm/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DOMINGOS, T.R.P. É possível gerenciar adequadamente as incertezas em projetos de criação de conhecimento? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/01/12/e-possivel-gerenciar-adequadamente-as-incertezas-em-projetos-de-criacao-de-conhecimento/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation