Publique ou pereça

Claudia Jurberg, Jornalista e Editora de Mídias Sociais das Memórias do IOC, Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Brasil. 

Logo do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

A maioria dos periódicos de acesso aberto – que disponibiliza aos leitores a íntegra dos artigos selecionados para publicação – aplica um valor que pode alcançar a cifra de US$ 10 mil. São as Taxas de Processamento de Artigos (na sigla em inglês, article processing charges, APCs). Em regiões onde o apoio à pesquisa é escasso, esses recursos geralmente não estão disponíveis.

A questão é que se o pesquisador não publica, perece, mas como publicar diante de cifras impagáveis?

Os pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Márcio Rodrigues, Wilson Savino e Samuel Goldenberg, discutem essa questão no artigo Article-processing charges as a barrier for science in low-to-medium income regions publicado nas Memórias do IOC e afirmam que cobrir custos dessa envergadura com a opção de acesso aberto para publicação de artigos científicos é uma grande barreira para tornar a ciência acessível.

Gráfico mostrando a relação entre o valor das taxas de publicações em doláres e o orçamento brasileiro para a ciência em doláres (USD x 1000).

Imagem: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Segundo os autores, essa é uma questão enfrentada por cientistas de dezenas de países de baixa e média renda. No Brasil, não há recursos suplementares das agências de fomento e nem das instituições de Ciência e Tecnologia para apoio desse tipo de publicação. É necessário subtrair esses valores de recursos que poderiam ser aplicados diretamente na pesquisa. Os autores também refletem sobre o trabalho voluntário e não remunerado dos revisores, provavelmente os “atores” mais importante nesse processo.

Para mitigar esse problema, sugerem a escolha de periódicos associados a sociedades científicas, já que as editoras associadas não têm fins lucrativos.

E finalizam que, para ser inclusivo, o sistema APC precisa mudar.

Para ler o artigo, acesse:

RODRIGUES, M.L., SAVINO, W. and GOLDENBERG, S. Article-processing charges as a barrier for science in low-to-medium income regions. Mem. Inst. Oswaldo Cruz [online]. 2022, vol. 117, e220064 [viewed 08 August 2022]. https://doi.org/10.1590/0074-02760220064. Available from: https://www.scielo.br/j/mioc/a/p4wTDNBVb4GjDK5yLct8qTJ/?lang=en

Links externos

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz: Facebook | Twitter

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz — MIOC: https://www.scielo.br/j/mioc/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

JURBERG, C. Publique ou pereça [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/08/09/publique-ou-pereca/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation