Inconsistência de dados sobre mordidas de cães em Nápoles impede avaliação precisa do fenômeno

Maria Luiza De Grandi, jornalista da revista Ciência Rural, Santa Maria, RS, Brasil.

Serenella d’Ingeo, pesquisador da Università di Bari, Bari, Itália.

Logo do periódico Ciência RuralOs cães são animais domésticos bastante populares e conhecidos como o melhor amigo do homem. Entretanto, a mordida dos cães é um dos maiores problemas de saúde pública, envolvendo milhares de pessoas em todo o mundo. Apesar de existir uma variedade de estudos investigando esse fenômeno em diferentes países, poucas informações sobre a incidência de episódios de mordidas por cães na Itália estão disponíveis.

Pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, em parceria com a Universidade de Bari Aldo Moro, analisaram dados sobre eventos de mordidas de cães na maior cidade do sul da Itália, Nápoles. O artigo Análise retrospectiva de mordidas de cães no sul da Itália foi publicado na Ciência Rural (vol. 52, nº 10).

Os dados utilizados na análise datam dos anos 2010 a 2019 e foram fornecidos pelo Centro de Referência Regional para Higiene Veterinária Urbana (CRIUV). O CRIUV é uma empresa de saúde local dedicada a coletar registros relacionados a cães que podem apoiar o Plano Nacional de Controle da Raiva na região. Os resultados apurados pelos pesquisadores revelaram inconsistências graves e profundas na coleta de dados, revelando fragilidades estruturais e significativas do sistema de coleta de dados atual.

Foto de um golden retriever. Ele está olhando para a esquerda com a boca aberta. No fundo, arbustos e grama desfocados.

Imagem: Steve Bidmead.

“Embora um esquema padrão estivesse disponível para a coleta de dados dos detalhes sobre a mordida de cachorro, descobrimos que esta ferramenta não poderia fornecer um diagnóstico confiável e um método eficiente para avaliar todos os fatores potenciais envolvidos nas mordidas dos cães.”, explicam os autores.

O relatório ideal deve levar em conta que o evento de morder pelo cão é multifatorial, sendo assim, leva em conta os fatores genéticos, demográficos, de desenvolvimento, ambientais e fatores sociais. A análise também deve incluir informações sobre as condições de vida do cão, a relação humano-cão, as atitudes do dono, a descrição detalhada do contexto em que o evento ocorrido (local, dinâmica do evento, comportamento humano e canino precedendo a mordida) e, mais importante, os traços de personalidade do cão envolvido nos incidentes. “Todos estes fatores devem ser avaliados por um veterinário especialista em comportamento.”, acrescentam.

O estudo aponta para a necessidade de melhorar a coleta de todas as informações relacionadas aos fatores que afetam a ocorrência de episódios de mordida, para uma avaliação precisa deste fenômeno. “Todos os fatores ilustrados acima devem ser incluídos em um esquema padrão que precisa ser adotado para a coleta de dados em nível nacional, a fim de reunir informações confiáveis sobre a mordida. Isso constitui a base para direcionamentos futuros visando reduzir a ocorrência de episódios mordazes em nossa sociedade.”, concluem os autores.

Referências

SHULER, C.M., et al. Canine and human factors related to dog bite injuries. J Am Vet Med Assoc [online]. 2008, vol. 232, no. 4, pp. 542-546 [viewed 25 April 2023]. https://doi.org/10.2460/javma.232.4.542. Available from: https://avmajournals.avma.org/view/journals/javma/232/4/javma.232.4.542.xml

Para ler o artigo, acesse

D’ANGELO, D., et al. Análise retrospectiva de mordidas de cães no sul da Itália. Cienc. Rural [online]. 2022, vol. 52, no. 10, e20210421 [viewed 25 May 2023]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20210421. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/G9ZhN8sN6b6w9LYtDpPm9Bm/

Links externos

Ciência Rural – CR: https://www.scielo.br/cr/

Ciência Rural – Site: http://coral.ufsm.br/ccr/cienciarural/

Ciência Rural – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GRANDI, M.L. and D'INGEO, S. Inconsistência de dados sobre mordidas de cães em Nápoles impede avaliação precisa do fenômeno [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/05/25/inconsistencia-de-dados-sobre-mordidas-de-caes-em-napoles-impede-avaliacao-precisa-do-fenomeno/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation