O sucesso da terapia cognitivo-comportamental com fisioterapeuta que “congelou” de medo da Covid-19

Marina dos Santos Melani, Mestranda em Saúde Mental, pesquisadora do Laboratório Integrado de Pesquisas sobre Estresse (LINPES), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria, Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Logo do periódico Jornal Brasileiro de Psiquiatria.

A imobilidade tônica (IT), um fenômeno que pode ocorrer durante um evento traumático, é uma espécie de “congelamento” do sujeito amedrontado na tentativa de se proteger do agressor. É como se a pessoa, diante do trauma, tentasse (não propositalmente) se fingir de morta para interromper o ataque do “predador”. É, portanto, uma resposta protetiva e evolutiva entre os animais, mas que, frequentemente, acarreta em uma sensação de culpa pela incapacidade de reagir.

Esse tipo de evento tem sido bastante estudado nos casos de violência sexual, porém sabe-se que a IT pode ocorrer também em decorrência de outros traumas, como nos traumas pela covid-19¹.

O estudo de caso “Congelei com medo de me contaminar”: tratando um caso de TEPT crônico com imobilidade tônica em uma fisioterapeuta da linha de frente na pandemia de COVID-19, publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria, foi conduzido por pesquisadores do LINPES (Laboratório Integrado de Pesquisas do Estresse/IPUB-UFRJ).

Presa em posição semelhante a imobilidade tônica diante do predador.

Imagem: Pixabay.

O artigo foi um desdobramento de um estudo maior chamado Projeto Psicovida¹,², que se debruçou, dentre outros assuntos, sobre a ocorrência de IT em profissionais atuantes em hospitais e unidades de pronto-atendimento durante a pandemia de covid-19. No estudo de caso apresentado, uma fisioterapeuta que vivenciou IT durante um trauma no seu trabalho na pandemia e desenvolveu TEPT por conta do mesmo recebeu tratamento com terapia cognitivo-comportamental focada no trauma (TCC-FT) feita de maneira online.

A pesquisa foi conduzida entre os períodos de novembro de 2021 (início do tratamento da paciente) e novembro de 2022 (data da aprovação para publicação no Jornal Brasileiro de Psiquiatria, vol. 72) – e foi de interesse comum dos pesquisadores por diversos motivos.

Primeiro, por conta da covid-19 ter sido uma situação excepcional da história recente, com diversas repercussões globais para a saúde física e mental. Segundo, pela relevância em se estudar um assunto ainda pouco descrito na literatura: a IT para traumas não-sexuais. Terceiro, pela escassez de pesquisas sobre o tratamento com psicoterapias para TEPT em casos de vivência de IT.

Dessa maneira, o relato de caso ampliou o conhecimento sobre esta temática, possibilitou a formulação de hipóteses para futuros estudos e trouxe informações valiosas para a comunidade científica e para a população geral.

O relato da paciente (apoiado por instrumentos de investigação psicológica) proporcionou detalhes importantes sobre a apresentação da IT em traumas variados (como a covid) e identificou que a psicoterapia padrão-ouro (TCC-FT), mesmo que remota, também parece ser eficaz nesses casos. Portanto, mesmo que a literatura aponte que a IT tem relação com a cronicidade, refratariedade e dificuldade de tratamento do TEPT, há boas notícias acerca dos tratamentos já atualmente estabelecidos.

Referências

1. GAMA, C.M.F, et al. Tonic immobility is associated with posttraumatic stress symptoms in healthcare professionals exposed to COVID-19-related trauma. J Anxiety Disord [online]. 2022, vol. 90, 102604 [viewed 29 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2022.102604.Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35917747/

2. PORTUGAL, L.C.L, et al. Vulnerability and Protective Factors for PTSD and Depression Symptoms Among Healthcare Workers During COVID-19: A Machine Learning Approach. Front Psychiatry [online]. 2022, vol. 12, 752870 [viewed 29 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.752870. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35095589/

Para ler o artigo, acesse

MELANI, M.S., et al. “Congelei com medo de me contaminar”: tratando um caso de TEPT crônico com imobilidade tônica em uma fisioterapeuta da linha de frente na pandemia de COVID-19. J. bras. psiquiatr. [online]. 2023, vol. 72, no. 1, pp. 45-53 [viewed 29 August 2023]. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000406. Available from: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/R5PqdY6XL5rwfxjBjnXxZvN/

Links externos

Jornal Brasileiro de Psiquiatria – JBPSIQ: https://www.scielo.br/jbpsiq/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MELANI, M.S. O sucesso da terapia cognitivo-comportamental com fisioterapeuta que “congelou” de medo da Covid-19 [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/08/29/o-sucesso-da-terapia-cognitivo-comportamental-com-fisioterapeuta/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation