Análise das notificações de febre maculosa, no estado de São Paulo, sugere a necessidade de ações educativas e de comunicação em saúde sobre a doença

Carolina Coutinho, editora associada da RESS, pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Logo do periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde

O estudo Avaliação da completitude e oportunidade dos dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para febre maculosa no estado de São Paulo, 2007-2017, publicado no periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol. 32, no. 2 (2023), foi realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo. A pesquisa destacou fragilidades do sistema de informações e identificou a necessidade de ações futuras visando sua melhoria.

Atributos-chave, como completude e oportunidade, relacionados à notificação da febre maculosa foram analisados em uma abordagem ecológica de série temporal. Essa análise revelou que, embora a completude dos campos essenciais, como “Data da primeira coleta de amostra sorológica” (97,9%) e “Data da hospitalização” (96,6%), tenha sido boa, variáveis como a “oportunidade de preenchimento” não atenderam ao padrão recomendado. Apenas 59,5% dos casos foram notificados oportunamente. Além disso, a coleta da primeira amostra sorológica dentro das primeiras 24 horas da notificação foi realizada em apenas 33% dos casos.

A pesquisa identificou igualmente tendência de aumento dos níveis de completude de campos de acompanhamento pós-notificação e na oportunidade de “Encerramento”. Também houve aumento da completude dos campos essenciais no período de estudo, sugerindo aumento da qualidade das informações.

Homem de pele clara, semicalvo, com barba e bigode, usando uma camisa xadrez, sentado em frente a um computador, com o corpo virado diagonalmente para a câmera.

Imagem: Unsplash.

Os resultados destacaram a importância de campanhas de comunicação direcionadas à população em risco, bem como a capacitação contínua de profissionais da saúde. Além disso, a integração entre bancos de dados do Sinan e laboratórios de referência também foi recomendada.

Esse estudo demonstrou a relevância da qualidade da vigilância epidemiológica e a necessidade da busca incessante por aprimoramentos na coleta, análise e disseminação das informações de saúde. Tais achados podem impactar positivamente as ações de saúde pública, guiando estratégias futuras e contribuindo para melhorar a compreensão das doenças infecciosas.

Para ler o artigo, acesse

XAVIER, D.R., et.al. Avaliação da completitude e oportunidade dos dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) para febre maculosa no estado de São Paulo, 2007-2017. Epidemiol Serv Saúde [online]. 2023, vol. 32, e2022416 [viewed 13 September 2023]. https://doi.org/10.1590/S2237-96222023000200011. Available from: https://scielosp.org/article/ress/2023.v32n2/e2022416/pt/  

Links externos

Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS: https://www.scielo.br/ress

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Site: http://ress.iec.gov.br/

Adriano Pinter: http://lattes.cnpq.br/8887336916442663

Daniele Rosa Xavier: http://lattes.cnpq.br/2840585751154058

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COUTINHO, C. Análise das notificações de febre maculosa, no estado de São Paulo, sugere a necessidade de ações educativas e de comunicação em saúde sobre a doença [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/09/13/analise-das-notificacoes-de-febre-maculosa-no-estado-de-sao-paulo/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation