Saúde e Sociedade publica dossiê sobre a pandemia de covid-19 nas interfaces entre saúde global e sustentabilidade

Kris Herik de Oliveira, Doutor em Ciências Sociais e Bolsista Fapesp de Jornalismo Científico (2023/11803-9), Labjor/Unicamp, Campinas/SP, Brasil.

Logo do periódico Saúde e Sociedade.

Em 2020, a humanidade confrontou-se com um dos maiores desafios à saúde das últimas décadas: a pandemia de covid-19. Entre as lições extraídas dessa crise sanitária, uma delas destaca que local e global são campos intimamente relacionados. A pandemia de covid-19 não é um fenômeno isolado, mas, como alertaram diferentes cientistas e lideranças indígenas, está associada às crises climática, ambiental e social provocadas pela atividade humana no regime capitalista neoliberal. 

Em atenção a esse cenário, o periódico Saúde e Sociedade, em sua terceira edição de 2023, publicou o dossiê A crise da covid-19 e as interfaces entre Saúde Global e Sustentabilidade, organizado por Gabriela Di Giulio, Deisy Ventura e Helena Ribeiro, docentes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Sob perspectiva interdisciplinar, o dossiê reúne uma coletânea de artigos selecionados que buscam pensar, em diálogo crítico com a pandemia de covid-19, os campos da saúde global e da sustentabilidade. Aborda, mais especificamente, as temáticas de justiça alimentar, segurança sanitária, acesso equitativo e distribuição de vacinas, ideologia e poder em acordos internacionais, bem como o próprio conceito de saúde global. 

Os artigos do dossiê foram elaborados com base nas contribuições ao livro “As múltiplas dimensões da crise de covid-19: perspectivas críticas da Saúde Global e Sustentabilidade” (DI GIULIO; RIBEIRO; VENTURA, 2023), e integram um conjunto de atividades em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, sediado na FSP/USP. Criado em 2013 na modalidade de doutorado acadêmico, o Programa tem se empenhado em contribuir para o avanço do conhecimento em problemáticas centrais para a vida das populações, como é o caso da pandemia de covid-19.

Segundo as palavras das organizadoras, a pandemia de covid-19 chama atenção “para a necessidade de adoção de uma perspectiva crítica nos estudos da saúde global que, ao mesmo tempo, possibilite compreender como essa e outras crises características deste século são resultados das complexas interações entre ambiente e ações sociais, assim como seus efeitos sinérgicos e cumulativos demandam mudanças profundas no padrão de civilização e transformações urgentes para um futuro mais adaptado” (DI GIULIO; VENTURA; RIBEIRO, 2023, p. 1). Dessa forma, convidam a refletir e tensionar três noções que atravessam e se emaranham à pandemia: risco, emergência e sustentabilidade. 

De acordo com as organizadoras, é necessário ampliar essas noções para além de seu enquadramento tecnocrático e utilitarista, isto é, voltado às formas de governo centradas no alcance de resultados eficazes e mediadas por formas de avaliação, com o suposto da neutralidade e imparcialidade. Por outro lado, a partir de uma perspectiva socioconstrutivista, argumentam ser possível compreender dinâmicas situadas e a complexidade de seus processos de negociação em constante produção.

O dossiê, de forma mais ampla, oferece contribuições valiosas para a compreensão da pandemia de covid-19, das crises que a antecederam e aquelas por vir. Somando-se a outros trabalhos recentes sobre o tema, reconhece a centralidade das mudanças climáticas e os impactos do capitalismo neoliberal na saúde planetária. 

“Compreender as múltiplas interações entre humanos e o mundo não humano do qual fazemos parte, as disputas de poder e entre modos de vida, a necessidade de descentralizar radicalmente o humano, bem como reconhecer as múltiplas formas de conhecimento não-ocidentais e pós-humanistas, e analisar criticamente processos de experimentação e aprendizados são vias urgentes nos estudos de saúde global”, concluem as organizadoras (DI GIULIO; VENTURA; RIBEIRO, 2023, p. 5).

Referências

DI GIULIO, G., RIBEIRO, H. and VENTURA, D.F.L (Orgs.). As múltiplas dimensões da crise de Covid-19: perspectivas críticas da Saúde Global e Sustentabilidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2023.

Para ler o dossiê, acesse

GIULIO, G.D., VENTURA, D. and RIBEIRO, H. A crise da covid-19 e as interfaces entre Saúde Global e Sustentabilidade. Saúde e Sociedade [online]. 2023, vol. 32, no. 3, e230443pt [viewed 01 February 2024]. https://doi.org/10.1590/S0104-12902023230443pt. Available from: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/SQGrmNJyPcs5ZC5qvyNc6fQ/ 

Links externos

Dossiê “A crise da covid-19 e as interfaces entre Saúde Global e Sustentabilidade” – Revista Saúde e Sociedade (FSP/USP): https://www.scielo.br/j/sausoc/i/2023.v32n3/

Revista Saúde e Sociedade (FSP/USP) – SciELO: https://www.scielo.br/j/sausoc/

Revista Saúde e Sociedade (FSP/USP) – Página institucional: https://www.revistas.usp.br/sausoc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

OLIVEIRA, K.H. Saúde e Sociedade publica dossiê sobre a pandemia de covid-19 nas interfaces entre saúde global e sustentabilidade [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/02/01/saude-e-sociedade-publica-dossie-sobre-a-pandemia-de-covid-19-nas-interfaces-entre-saude-global-e-sustentabilidade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation