Avaliação de colesterol não controlado em pessoas com Hipercolesterolemia no Brasil evidencia lacunas na conscientização e adesão ao tratamento

Shaulla Figueira, assessora de imprensa, LGA Comunicação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Arquivos Brasileiros de CardiologiaO estudo Colesterol Não Controlado em Indivíduos com Hipercolesterolemia Grave Acompanhados em um Programa de Avaliação da Saúde no Brasil (publicado nos Arq. Bras. Cardiol., vol. 121, no. 11, 2024) investigou a eficácia do controle do LDL-C em indivíduos com híperlipidemia (HG) durante avaliações de saúde rotineiras, visando conseguir metas recomendadas (redução ≥50% e/ou LDL-C <70 mg/dL). A pesquisa envolveu dados de adultos atendidos em um ambulatório em São Paulo, Brasil, entre 2004 e 2019. Participantes foram avaliados quanto a fatores de risco cardiovascular e perfis lipídicos, focando na eficácia de intervenções.

Foram analisados níveis de LDL-C em 55.000 pacientes, classificados em grupos baseados em valores de LDL-C durante o acompanhamento. Dos 2214 com hipertensão, 86,4% tinham LDL-C ≥ 190 mg/dL. Somente 19% usavam medicamentos hipolipemiantes; apenas 0,5% desenvolveram eventos cardiovasculares. A normalidade dos dados foi testada, e análises estatísticas variadas foram aplicadas. Resultados foram analisados utilizando o software R, com um p-valor < 0,05 considerado significativo.

O estudo relata um significativo hiato no controle do LDL-C em indivíduos com hiperlipidemia (HG) e alto risco para doenças cardiovasculares. Ao longo de 4,1 anos de seguimento, 80% persistiram com altos níveis de LDL-C, com apenas 19,2% atingindo a redução de 50%. Além disso, 55% dos pacientes com LDL-C ≥ 190 mg/dL não usaram hipolipemiantes, apesar das recomendações de tratamento.

Valores de LDL-C abaixo de 70mg/dL requerem altas doses de estatinas e, possivelmente, terapias combinadas, considerando dislipidemias genéticas. Estudos mostram que um histórico genético associado a níveis altos de LDL-C aumenta o risco de DCVA.

Imagem de um gráfico sobre o uso de medicamentos hipolipemiantes por todos os pacientes e por grupo de LDL-C e informações sobre tipos de pacientes

Imagem: Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2024, vol. 121, no. 11, e20240116

Estudos recentes indicam que indivíduos em alto risco na Europa e Brasil mantêm colesterol LDL inadequado. Apesar de muitos terem diagnóstico de dislipidemia, poucos usam medicamentos. Fatores como idade avançada e frequência de consultas influenciam a adesão ao tratamento, destacando a necessidade de melhor compreensão da percepção de risco.

No estudo, 91,2% dos pacientes em alto risco para DCVA não perceberam adequadamente seu risco. A detecção de fatores de risco não reduziu o risco de DCVA. A adesão a medicamentos hipolipemiantes foi baixa. As limitações incluem a não representatividade da amostra e a falta de dados sobre eventos adversos relacionados às estatinas.

O programa de Avaliação identificou um grave hiato no controle do LDL-C em indivíduos com hiperlipidemia. A idade jovem, poucas consultas e baixa percepção de risco podem explicar os resultados. Sugere-se intervenções como mais consultas e telemedicina. O estudo foi aprovado eticamente e financiado por Amgen Brasil e CNPq.

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, D.R., et al. Colesterol Não Controlado em Indivíduos com Hipercolesterolemia Grave Acompanhados em um Programa de Avaliação da Saúde no Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2024, vol. 121, no. 11, e20240116 [viewed 17 February 2025]. https://doi.org/10.36660/abc.20240116. Available from: https://www.scielo.br/j/abc/a/kXYF6Sf9SJxfvJSXhzp5HNP

Links externos

Arquivos Brasileiros de Cardiologia – SciELO

Arquivos Brasileiros de Cardiologia: Site | Facebook | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FIGUEIRA, S. Avaliação de colesterol não controlado em pessoas com Hipercolesterolemia no Brasil evidencia lacunas na conscientização e adesão ao tratamento [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2025 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2025/02/17/avaliacao-de-colesterol-nao-controlado-em-pessoas-com-hipercolesterolemia-no-brasil-evidencia-lacunas-na-conscientizacao-e-adesao-ao-tratamento/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation