Maria Luiza De Grandi, jornalista, Ciência Rural, Santa Maria, RS, Brasil.
Jackson Kawakami, professor, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil.
Uma das doenças mais recorrentes na cultura da batata é a requeima ou mela, podendo ocorrer em todas as partes da planta como também em plântulas logo após a emergência, causando lesões marrons que gradualmente espalham-se por todos os tecidos. A requeima ocorre devido à ação do oomiceto Phytophthora infestans.
Com o objetivo de desenvolver técnica simples, rápida e acessível para o isolamento in vitro de Phytophthora infestans, pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) apresentaram um método para isolamento e propagação dessa espécie de oomiceto. O artigo Técnica simples, rápida e barata de isolamento e multiplicação de Phytophthora infestans foi publicado no periódico Ciência Rural (vol. 54, no.11, 2024)
Para isolar esse oomiceto fitopatogênico, os pesquisadores iniciaram com folhas de batata naturalmente infectadas, que passaram por higienização de 30 minutos em água corrente. O estudo detalha, em um passo a passo, todas as etapas necessárias para isolar e multiplicar P. infestans in vitro.
A técnica desenvolvida se destaca por sua simplicidade e baixo custo, possibilitando que pesquisadores de diferentes contextos acadêmicos e financeiros a reproduzam com facilidade. “Como muitas pesquisas que envolvem esse patógeno dependem do isolamento inicial, a divulgação dessa técnica poderá beneficiar uma ampla comunidade de pesquisadores.”, explica o pesquisador Jackson Kawakami.
O objetivo inicial da pesquisa era testar produtos alternativos para o manejo da requeima, porém, as dificuldades encontradas no isolamento de P. infestans redirecionaram o foco para a resolução desse problema.
Com o sucesso alcançado, os pesquisadores decidiram compartilhar a técnica desenvolvida, visando ajudar outros pesquisadores que possam enfrentar problemas semelhantes. “Embora a técnica em si não seja nova, sua apresentação em formato amplamente acessível, gratuito e bem ilustrado é inovadora. O artigo preenche uma lacuna ao facilitar o acesso a essa informação para a comunidade científica.”, complementa Kawakami.
Para ler o artigo, acesse
ANDRADE, R.M. A simple, fast and cheap isolation and multiplication technique of Phytophthora infestans. Ciência Rural [online]. 2024, vol. 54, no. 11, e20230603 [viewed 20 February 2025]. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20230603. Available from: https://www.scielo.br/j/cr/a/NhkhwjKVHGjxyWMr34hq7xw/
Links externos
Ciência Rural – Redes sociais: X | Facebook | Instagram
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários