Telessaúde no SUS resolve até 98,7% dos casos na atenção básica

Fernanda Campos de Almeida Carrer, Professora Associada, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Logotipo do periódico Epidemiologia e Serviços de SaúdeNa experiência analisada no artigo Assistência médica especializada na atenção primária por meio da telemedicina no Nordeste do Brasil: estudo descritivo, Rio Grande do Norte, 2022-2023 (vol. 34, 2025), publicado pelo periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde, o tempo médio de espera com o uso do TeleNordeste foi de apenas 7 dias, sendo que, na cardiologia, a espera foi de 5 dias, enquanto a endocrinologia teve o maior intervalo, de 10 dias.

Como comparação, o sistema de saúde do Reino Unido (National Health Service — NHS), que é público como o Sistema Único de Saúde (SUS), recomenda que o tempo de espera para consultas não urgentes com especialistas seja de no máximo 18 semanas.

Resultados que mudam vidas (e o SUS):

  • Do total de 572, 565 pacientes incluídos no estudo tiveram seus problemas resolvidos sem encaminhamentos;
  • Observou-se que 71,8% das consultas foram primeiras avaliações, impactando diretamente as filas de espera;
  • O modelo mostrou-se especialmente eficaz para doenças cardiovasculares (60% dos casos) e diabetes (51,2%), condições que dependem de acompanhamento contínuo, e permitiu que os usuários fossem atendidos em unidades básicas de saúde (UBS), próximas às suas casas.
Imagem de divulgação do "Meu SUS Digital"

Imagem: Gov

Desafios e próximos passos:

  • Apesar do sucesso, trata-se de uma pesquisa piloto, e os pesquisadores necessitam desenhar estudos mais robustos. Os obstáculos apontados foram:
    • Falta de registros precisos sobre o tempo de espera antes do projeto;
    • Dificuldades de infraestrutura digital em algumas regiões;
    • Necessidade de maior integração entre os níveis de atenção.

Uso de Inteligência artificial

Utilizou-se a Inteligência artificial DeepSeek, para se imprimir um tom mais jornalístico ao texto produzido, sem alteração dos resultados do estudo ou do rigor metodológico.

Para ler o artigo, acesse

CHAGAS, M.E.V. Assistência médica especializada na atenção primária por meio da telemedicina no Nordeste do Brasil: estudo descritivo, Rio Grande do Norte, 2022-2023. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2025, vol. 34, e20240256 [viewed 5 June 2025]. https://doi.org/10.1590/S2237-96222025v34e20240256.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ress/a/cgt6TsD9X7xVZcYmvXNFMgh/

Links externos

Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Site do periódico

Epidemiologia e Serviços de Saúde – Redes Sociais: Facebook | X

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CARRER, F.C.A. Telessaúde no SUS resolve até 98,7% dos casos na atenção básica [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2025 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2025/06/05/telessaude-no-sus-resolve-ate-987-dos-casos-na-atencao-basica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation