Aumento no diagnóstico de anemia infecciosa equina no Rio Grande do Sul

Carlos Pasqualin Cavalheiro, Editor-chefe da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, BA, Brasil

Logo da Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal

A anemia infecciosa equina (AIE), doença viral que afeta cavalos e outros equídeos, apresentou aumento significativo de casos na região oeste do Rio Grande do Sul (RS) entre 2009 e 2019, segundo o estudo Increase in the diagnosis of equine infectious anemia over an 11-year period in the western region of Rio Grande do Sul, Brazil, publicado na Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal (vol. 26, 2025). A pesquisa identificou que a maioria dos focos ocorreu em pequenas propriedades periurbanas e em períodos próximos a eventos com grande movimentação de animais.

A investigação foi conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. Foram analisados 125 registros oficiais, sendo que 102 casos ocorreram apenas entre 2015 e 2019. Mais de 60% dos focos estavam em áreas periurbanas e 71,7% em rebanhos com até 10 cavalos.

 

Fotografia de dois cavalos brancos em um pasto

Imagem: Unsplash

 

O estudo aponta que o diagnóstico foi, na maioria das vezes, exigido para transporte dos animais, revelando que a vigilância passiva é a principal forma de detecção. Entre os 2.071 animais avaliados, 242 testaram positivo para AIE, resultando em eutanásia da maioria. Em um caso, o vírus foi identificado em cavalos contrabandeados da Argentina.

Os resultados acendem um alerta para o risco de manutenção e disseminação do vírus, especialmente em propriedades com baixo controle sanitário e movimentação irregular de animais. A pesquisa reforça a necessidade de ações direcionadas de prevenção, como monitoramento ativo, educação sanitária e medidas adaptadas à realidade socioeconômica e cultural da região.

Diante do cenário, os autores destacam que a AIE permanece como uma ameaça relevante, exigindo políticas mais específicas e fiscalização rigorosa para conter sua propagação.

Para ler o artigo, acesse

JARDIM, J.C.S., et al. Increase in the diagnosis of equine infectious anemia over an 11-year period in the western region of Rio Grande do Sul, Brazil. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal [online]. 2025, vol. 26, 20250006 [viewed 15 September 2025]. https://doi.org/10.1590/20250006. Available from: https://www.scielo.br/j/rbspa/a/qgtVD5FNVxjTQm3JJL66Q3f

Links externos

Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal – RBSPA

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CAVALHEIRO, C.P. Aumento no diagnóstico de anemia infecciosa equina no Rio Grande do Sul [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2025 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2025/09/15/aumento-no-diagnostico-de-anemia-infecciosa-equina-rs/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation