Assistência farmacêutica com foco nas necessidades da população

Maria Cecília de Souza Minayo, Editora-chefe e Luiza Gualhano, Assistente de comunicação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Ciência & Saúde Coletiva

O conceito de Assistência Farmacêutica se estabeleceu no Brasil nos últimos trinta anos, a princípio, delimitando o campo de práticas da profissão farmacêutica. O termo tomou ‘asas’ e passou a englobar pesquisa, desenvolvimento, dispensação e utilização. Igualmente, passou a congregar profissionais das áreas da saúde, tecnológicas e das ciências sociais, em atividades multiprofissionais e multissetoriais (OSORIO-DE-CASTRO; OLIVEIRA; VASCONCELOS, 2017). Este número temático mostra o avanço ocorrido no campo, seu variado escopo de atuação e a inserção de múltiplos profissionais no Brasil e internacionalmente.

A edição inicia-se com um debate focado no Painel de Alto Nível da ONU sobre o assunto, no qual se envolvem autores nacionais e internacionais (ABBOTT, 2017; BERMUDEZ, 2017; VACA; GOMÉZ, 2017). E seguem estudos sobre o desenvolvimento da área no Brasil: análise da Política de Medicamentos e da prática da Assistência Farmacêutica nos diferentes níveis de atenção (GUTTIER, et al., 2017; VASCONCELOS, et al., 2017); avaliação de programas e políticas vigentes (CAETANO, et al., 2017; ROVER, et al., 2017; SILVA, et al., 2017); e outras questões cruciais relativas à produção, ao mercado e ao cuidado (CHAVES, et al., 2017; PAUMGARTTEN; OLIVEIRA, 2017); à judicialização  (VIDAL, et al., 2017) e ao uso racional dos medicamentos (ESHER; COUTINHO, 2017). Dois artigos tratam do tema além das fronteiras do país. Duas revisões sistemáticas e uma resenha complementam a grade deste fascículo, representativo do campo de atuação e de pesquisa.

Não menos importante, este número temático celebra os 20 anos de formação do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da ENSP/Fiocruz que se tornou Centro Colaborador em Política de Medicamentos da OPAS/OMS e que, desde 2015 é Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. O investimento acadêmico da instituição tem contribuído para o crescimento da massa crítica da área a favor dos cidadãos e vem, vigorosamente, subsidiando a formulação de políticas e das melhores práticas nacionais e internacionais. Parabéns a todos os pesquisadores desse Núcleo!

Para ler os artigos, acesse

Ciência & Saúde Coletiva, vol.22 no.8, Rio de Janeiro, Ago. 2017 – <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320170028&lng=pt&nrm=iso>

Link externo

Ciência & Saúde Coletiva – CSC: <http://www.scielo.br/csc>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MINAYO, M.C.S. and GUALHANO, L. Assistência farmacêutica com foco nas necessidades da população [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2017 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2017/08/23/assistencia-farmaceutica-com-foco-nas-necessidades-da-populacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation