Design de cabine de aeronave inteligente para atender as necessidades dos usuários

Eduardo Leite Simões e Silva, Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, ELEB EQUIPAMENTOS LTDA, São José dos Campos, São Paulo, Brasil. 

Logo do periódico Journal of Aerospace Technology and Management JATM

A utilização de tecnologias smart em aeronaves comerciais é uma tendência que vem crescendo à medida que novas tecnologias são implementadas no cotidiano da população. Dessa forma, as grandes fabricantes de aeronaves vêm desenvolvendo os chamados Smart Cabin Concepts, ou Conceitos de Cabine Inteligente. Esses conceitos são exemplos de como a tecnologia pode criar novas linhas de customização para o passageiro, bem como melhorar sua experiência criando novas oportunidades de negócio para as empresas aéreas.

Com a aplicação do conceito também é esperada uma melhora na agilidade das tarefas de solo, um maior auxílio aos tripulantes em suas tarefas em voo e a capacidade de tornar a operação da aeronave mais sustentável. Voar em aviões com uma cabine que se utiliza de tecnologias do estado da arte proporcionará uma experiência mais agradável que resultará em passageiros e tripulantes mais satisfeitos e empresas aéreas mais eficientes.

No entanto, a maioria dos conceitos de cabine inteligente desenvolvidos pelos fabricantes de aeronaves (OEMs) são focados em aviões widebody para grandes distâncias, porém, a aviação regional também pode ser beneficiada por esses tipos de tecnologia.

Com isso, os artigos Smart Cabin Design Concept for Regional Aircraft: Challenges, Future Aspects & Requirements e Smart Cabin Design Concept for Regional Aircraft: Technologies, Applications & Architecture, publicados no periódico Journal of Aerospace Technology and Management (vol. 15), têm como objetivo a criação de um caminho para um novo benchmarking ao propor uma arquitetura preliminar do conceito de Cabine Inteligente a ser implementado em aviões regionais de 60 a 120 assentos.

Para isso, foi empregada a metodologia de engenharia de sistemas descrita no NASA Systems Engineering Handbook (2016), que apresenta as etapas de pesquisa que precisam ser cumpridas para que a solução final de cabine inteligente consiga alcançar os resultados esperados.

Arquitetura preliminar do conceito de smart cabin.

Imagem: SILVA, 2021.

Figura 1. Arquitetura preliminar do conceito de smart cabin.

Estudos de grandes pesquisadores como Peter Vink embasaram os diversos pontos relacionados a cabines de passageiros. Ferramentas de design thinking auxiliaram na obtenção dos resultados das principais fases de desenvolvimento de produto que são compreendidas nos artigos: “Estudos dos principais usuários e quais as suas respectivas necessidades, dores e expectativas”; “Criação dos Requisitos de Alto Nível do Conceito de Cabine Inteligente com base nas necessidades dos usuários”; “Estudo das potenciais tecnologias que podem ser aplicadas para cumprir os requisitos estabelecidos”; “Desenvolvimento de uma arquitetura preliminar do sistema de cabine inteligente”.

O estudo proporciona mais do que apenas um conceito preliminar de cabine inteligente, pois traz as possíveis tecnologias smart que podem vir a ser empregadas em aeronaves, fomentando assim um constante aprimoramento da indústria aeronáutica para se manter na vanguarda da tecnologia.

O trabalho traz um detalhamento das fases iniciais de desenvolvimento de um produto, seja ele aeronáutico ou não, proporcionando assim uma visão de como aplicar ferramentas de design thinking em conjunto da metodologia de desenvolvimento de produto, apresentada no NASA Systems Engineering Handbook, para desenvolver e validar requisitos de mercado e produto para as mais diversas aplicações.

Os desafios hoje se mostram mais na necessidade de uma evolução do Technology Readiness Level (TRL) das tecnologias smart visando a aplicação em um produto final, mas sem ignorar a necessidade de se manter os custos de implementação competitivos.

Outra importante validação para o conceito sugerido é a realização de uma pesquisa mais abrangente com os usuários e com as empresas aéreas para confirmar os requisitos de alto nível adotados. Finalmente, além da esfera citada anteriormente, é importante realizar um maior detalhamento do sistema e uma implementação em uma aeronave demonstradora para validar a integração do sistema.

A seguir, assista ao vídeo de Eduardo Leite Simões e Silva ampliando a discussão de como a implementação de novas tecnologias pode auxiliar na experiência dos usuários.

Referências

NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION (NASA). Nasa systems engineering handbook [online]. NASA. 2016 [viewed 27 October 2023]. Available from: https://www.nasa.gov/wp-content/uploads/2018/09/nasa_systems_engineering_handbook_0.pdf 

SILVA, E.L.S. Smart Cabin Design Concept for Regional Aircraft (master’s thesis). São José dos Campos: Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2021.

Para ler os artigos, acesse

SILVA, E.L.S., MORAES, A.O. and CIACCIA, F.R.D.A.S. Smart cabin design concept for regional aircraft: challenges, future aspects & requirements. J Aerosp Technol Manag. [online]. 2023, vol. 15, e1923. e-ISSN: 2175-9146 [viewed 27 October 2023]. https://doi.org/10.1590/jatm.v15.1309. Available from: https://www.scielo.br/j/jatm/a/wddvkSJZxqLJdJrM3cnhPnB/

SILVA, E.L.S., MORAES, A.O. and CIACCIA, F.R.D.A.S. Smart cabin design concept for regional aircraft: technologies, applications & architecture. J Aerosp Technol Manag. [online]. 2023, vol. 15, e2023. e-ISSN: 2175-9146 [viewed 27 October 2023]. https://doi.org/10.1590/jatm.v15.1310. Available from: https://www.scielo.br/j/jatm/a/JbGTcnkngJyVDWFPgv4KX7K/

Links externos

Journal of Aerospace Technology and Management – JATM : https://www.scielo.br/j/jatm

Eduardo Leite Simões e Silva – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eduardo-leite-simões-e-silva/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, E.L.S. Design de cabine de aeronave inteligente para atender as necessidades dos usuários [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/10/27/design-de-cabine-de-aeronave-inteligente-para-atender-as-necessidades-dos-usuarios/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation