O que a equipe de saúde precisa saber sobre a relação entre diabetes mellitus e doença periodontal?

Flavia Bridi Valentim e Elizabeth Pimentel Rosetti, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Logo do periódico Revista de Odontologia da Unesp

O artigo Association between periodontitis and type 2 diabetes mellitus: study in a population attended by the Brazilian Health System publicado na Revista de Odontologia na Unesp, apresenta conclusões importantes do ponto de vista clínico ao demonstrar que o paciente com diabetes e que tem acompanhamento multiprofissional, a condição clínica da diabetes não apresenta correlação com a periodontite.

A incidência de Diabetes Mellitus (DM) tem aumentado nas últimas três décadas e continua crescendo. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o DM seja a sétima causa de morte no mundo em 2030 (IDF, 2017; OMS, 2018; OMS, 2016). Entretanto, pessoas com DM podem ter vida longa e saudável, se a doença for diagnosticada e bem controlada por uma equipe multidisciplinar (OMS, 2018). Dentro desta equipe, o cirurgião-dentista tem papel fundamental no diagnóstico precoce de complicações relacionadas com o DM, como a periodontite (Gurav, 2016; Igari, et al., 2014). Estudos têm comprovado o estabelecimento de uma relação bidirecional entre periodontite e DM, nos quais o DM se apresenta como um fator de risco para a periodontite, bem como a periodontite influencia o controle glicêmico (Casanova, et al., 2014).

Fotografia mostrando paciente com periodontite

Imagem: ROSETTI, E.

Assim, compreender a relação entre ambas as doenças tem o potencial de provocar mudanças na saúde dos pacientes e nas políticas de saúde, garantindo benefícios econômicos. Foi pesquisada a relação bidirecional DM x periodontite e o conhecimento dos pacientes sobre o assunto no contexto de atendimento multiprofissional. O estudo, delineado na Universidade Federal do Espírito Santo, foi transversal com aplicação de questionário em Unidades Básicas de Saúde do município de Vitória – ES em 216 pacientes portadores de DM tipo 2.

No contexto do atendimento integral à saúde, não houve relação significativa entre o controle do DM e a doença periodontal, tão pouco entre o nível de informação dos pacientes sobre a relação e o controle glicêmico. Como justificativa dos resultados obtidos, apontam o atendimento multidisciplinar que estes pacientes recebem no serviço da prefeitura de Vitória, podendo ainda afirmar que quando os pacientes recebem atendimento médico e odontológico com frequência, e inter-relacionados, como na amostra da pesquisa, não se encontra relação entre os parâmetros, visto que os pacientes estão em controle dos tratamentos.

Assim, sugere-se que os pacientes portadores de DM sejam incluídos em programas de monitoramento contínuo da saúde, à exemplo do que ocorre no município de Vitória- ES, garantindo assim, benefícios à saúde dos pacientes e provavelmente menor necessidade de intervenções, o que gera benefícios econômicos para o Sistema de saúde.

Referências

INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION (IDF). IDF Diabetes Atlas [online]. International Diabetes Federation. 2017 [viewed 4 July 2022]. Available from: https://www.idf.org/e-library/epidemiology-research/diabetes-atlas

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Global reports on diabetes [online]. 2016 [viewed 4 July 2022]. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789241565257

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Diabetes country profiles: Brazil [online]. 2016 [viewed 4 July 2022]. Available from: https://www.who.int/publications/m/item/diabetes-bra-country-profile-brazil-2016

GURAV, A.N. Management of diabolical diabetes mellitus and periodontitis nexus: Are we doing enough? World J Diabetes. 2016, vol. 7, pp. 50-66.

IGARI, K., et al. Association between periodontitis and the development of systemic diseases. Oral Biology and Dentistry. 2014, pp. 1-7.

CASANOVA, L., HUGHES, F.J. and PRESHAW, P.M. Diabetes and periodontal disease: a two-way relationship. Br Dent J. 2014, vol. 217, pp. 433-37.

Para ler o artigo, acesse

VALENTIM, F.B., et al. Association between periodontitis and type 2 diabetes mellitus: study in a population attended by the Brazilian Health System. Revista de Odontologia da UNESP [online]. 2021, vol. 50, e20220010 [viewed 4 July 2022]. https://doi.org/10.1590/1807-2577.01022. Available from: https://www.scielo.br/j/rounesp/a/s3hkbpLNYsz3GgWRqnTRHbB/

Links externos

Elizabeth Rosetti – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Elizabeth-Rosetti

Flavia Bridi Valentim – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia-Bridi-Valentim

Revista de Odontologia da UNESP: https://www.revodontolunesp.com.br/

Revista de Odontologia da UNESP – ROUNESP: https://www.scielo.br/rounesp

Universidade Federal do Espírito Santo (Unifes) – Facebook: https://pt-br.facebook.com/ufesoficial/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VALENTIM, F.B. and ROSETTI, E.P. O que a equipe de saúde precisa saber sobre a relação entre diabetes mellitus e doença periodontal? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/07/04/o-que-a-equipe-de-saude-precisa-saber-sobre-a-relacao-entre-diabetes-mellitus-e-doenca-periodontal/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation