Validação de questionário curto para avaliar a qualidade de vida de pessoas com diabetes no Brasil

Taís Freire Galvão, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Campinas, SP, Brasil

Logo do periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde

Qualidade de vida” é um resultado em saúde que indica o quão satisfeita a pessoa está com seu estado de vida. Estudos que avaliam a qualidade de vida são importantes para verificar se o tratamento de uma doença contribui para melhorar a condição de vida das pessoas, além de evitar os seus sintomas, por exemplo.

O artigo Validação do instrumento reduzido Diabetes-21 para avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em pessoas com diabetes mostra um estudo de validação foi realizado entre pessoas com diabetes usuárias da atenção primária do SUS em Montes Claros, MG, entre 2016 e 2018, a fim de se avaliar a confiabilidade de um questionário para medir a qualidade de vida entre pessoas com diabetes. A pesquisa demonstrou que com um questionário curto, construído a partir de um instrumento de 39 questões, já validado para o Brasil, conseguiu-se medir com confiança a qualidade de vida dessas pessoas.

A pesquisa foi desenvolvida como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, defendida pelo professor Árlen Almeida Duarte de Sousa em 2019. Os autores partiram de um questionário que já havia sido traduzido e adaptado para o Brasil para medir qualidade de vida em pessoas com diabetes, o Diabetes-39; e, por meio de diferentes etapas, avaliaram a confiabilidade e validade corrente em um grupo de 50 pessoas, realizando também análises fatoriais e de interpretabilidade com outras 288 pessoas.

O novo instrumento, denominado Diabetes-21, apresentou 21 itens, em quatro dimensões. A confiabilidade apresentou-se adequada (alfa de Cronbach = 0,91; Kappa ≥ 0,60 em todos os itens; coeficiente de correlação intraclasse = 0,91).

A pesquisa mostrou que o questionário mais curto, o Diabetes-21, pode avaliar a qualidade de vida entre pessoas com diabetes com confiança e de forma mais rápida.

 

Para ler o artigo, acesse

SOUZA, A.A.D., et al. Validação do instrumento reduzido Diabetes-21 para avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde em pessoas com diabetes. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2022, vol. 31, no. 1, e2021324 [viewed 20 July 2022]. https://doi.org/10.1590/S1679-49742022000100004. Available from: https://www.scielo.br/j/ress/a/GvgZrzYX5ydfvYnwLnrP4jv/?lang=pt

Links externos

Árlen Almeida Duarte de Sousa – Lattes: http://lattes.cnpq.br/5538502148381919

Para ler as últimas publicações da RESS, acesse: http://ress.iec.gov.br/

Epidemiologia e Serviços de Saúde – RESS: https://www.scielo.br/ress

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GALVÃO, T.F. Validação de questionário curto para avaliar a qualidade de vida de pessoas com diabetes no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/07/20/validacao-de-questionario-curto-para-avaliar-a-qualidade-de-vida-de-pessoas-com-diabetes-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation