Garantir os direitos de pessoas surdas é essencial para diminuir desigualdades no acesso à saúde

Renan Alves Pereira, jornalista e assessor de imprensa, Vital Agência de Comunicação, assessoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico International Journal of Cardiovascular SciencesEstudos recentes têm trazido cada vez mais respostas para questões que desafiam o conhecimento científico sobre o aparelho auditivo. O texto publicado no International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS), periódico da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), leva em consideração a classificação que elege três tipos de perda de audição: a condutiva, a neurossensorial e a mista.

A perda condutiva pode ser causada por inflamações de diversas ordens e é reversível, diferente da perda neurossensorial, de cunho natural do processo de envelhecimento, que é irreversível. Já a perda mista pode afetar os ouvidos externo, médio e interno ao mesmo tempo.

O editorial Access to Health Services Among Deaf People: An Issue of Inclusion and Linguistic Rights surgiu como uma necessidade de sensibilizar pessoas que trabalham na área da saúde não apenas sobre a inclusão, mas, principalmente, sobre o direito que todos os cidadãos têm de se comunicar.

Foto: orelha de uma mulher loira com aparelho de audição. Ela está com os dedos em forma de pinça colocando ou tirando o dispositivo do ouvido.

Imagem: Unsplash.

O direito linguístico é um direito humano e a inclusão é uma aplicação dos direitos constitucionais. Os surdos respondem por 5% da população total do Brasil, somando cerca de 10 milhões de pessoas. Esses números reforçam a importância de pessoas e espaços inclusivos que estejam capacitados para atender a diversidade humana de maneira apropriada.

O Brasil ainda precisa melhorar seu oferecimento de serviços de saúde para pessoas com deficiência auditiva tanto na rede pública quanto na rede privada, afirma o estudo. A falta de acessibilidade impossibilita que pacientes surdos consigam expressar seu contexto e sintomas para o médico.

Mesmo que tais pacientes sejam acompanhados por familiares, em alguns casos estes podem omitir falas ou não entender a importância de informações que o paciente deseja compartilhar no consultório. Com esse quadro em perspectiva, é essencial que trabalhadores da saúde estejam em plenas condições de realizar um atendimento adequado em Libras ou que as consultas sejam assessoradas por intérpretes.

Foto: orelha de um homem idoso com aparelho de audição. Um dedo está apontando para o ouvido.

Imagem: Unsplash.

A comunicação é essencial para viver em sociedade. No que diz respeito às questões de saúde, uma pesquisa citada no texto demonstrou que 40% das pessoas surdas não conseguiam listar sintomas de ataque cardíaco e 60% não conseguiam listar sintomas de derrame cerebral.

É sintomático queo conhecimento sobre doenças cardiovasculares em pessoas surdas seja menor do que entre pessoas sem deficiência auditiva, portanto os autores ressaltam a importância de falantes de línguas de sinais serem introduzidos aos conceitos de saúde.

A inclusão precisa ser verdadeiramente praticada, e a ampliação do ensino de Libras precisa ser incentivada. De acordo com os autores, “o atendimento médico humanizado só pode ser alcançado quando a comunicação não for mais uma barreira”. A compreensão do mundo, das dores e das necessidades de pessoas com deficiência é de suma importância para melhorar o acesso à saúde e diminuir desigualdades.

Para ler o artigo, acesse

FRANCISCO, G.S.A.M. and MESQUITA, C.T. Access to Health Services Among Deaf People: An Issue of Inclusion and Linguistic Rights. Int. J. Cardiovasc. Sci. [online]. 2023, vol. 36, e20220196 [viewed 13 March 2023]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20220196. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/yf6rwB53fQVzSzSQmvrb8hv/

Links externos

International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS: https://www.scielo.br/j/ijcs/

International Journal of Cardiovascular Sciences: https://ijcscardiol.org/

Sociedade Brasileira de Cardiologia: https://www.portal.cardiol.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREIRA, R.A. Garantir os direitos de pessoas surdas é essencial para diminuir desigualdades no acesso à saúde [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/03/13/garantir-os-direitos-de-pessoas-surdas-e-essencial-para-diminuir-desigualdades-no-acesso-a-saude/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation