Bem-vindos e bem-vindas à Semana Especial da Gestão & Produção

Pedro Munari, Professor Associado, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Roberto A. Martins, Professor Titular, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Logo do periódico Gestão & Produção.É com grande satisfação que fazemos a abertura da Semana Especial do periódico Gestão & Produção (G&P) no Blog SciELO em Perspectiva. O conteúdo que preparamos foi pensado para apresentar alguns dos principais destaques da G&P nos últimos anos, abordando temas de grande importância e impacto para a sociedade. Esperamos que os leitores e leitoras apreciem esse conteúdo e percebam, por meio dele, a relevância da G&P não só para as áreas de Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Administração e correlatas, mas também para a sociedade e o avanço do país no desenvolvimento e divulgação de uma pesquisa científica de qualidade.

O periódico é fruto de uma larga e longa experiência acumulada por docentes do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a publicação, inicialmente, dos “Cadernos DEP”, no início da década de 1980, e depois com os “Cadernos de Engenharia de Produção”. Os últimos três números dos “Cadernos de Engenharia de Produção” foram um teste-piloto para o lançamento da G&P, em abril de 1994, uma vez que neles já estavam estabelecidos uma periodicidade (quadrimestral) e um processo de avaliação de artigos pelo sistema blind review.

A G&P ocupa uma posição de destaque na comunidade acadêmica de Engenharia de Produção e Gestão de Operações, como um dos mais importantes periódicos nacionais na área. Além disso, a partir de 2016, no Volume 23, os artigos passaram a ser publicados em inglês, aumentando sua inserção internacional. Desde então, o periódico tem recebido artigos de diferentes países e continentes, ampliando, assim, sua audiência e impacto. Atualmente, a G&P é indexada pelo SciELO, Scopus, EBSCO, DOAJ, entre outros.

Já foram mais de 1.370 artigos publicados, abordando temas nas principais áreas da Engenharia de Produção. Atualmente, a G&P publica em fluxo contínuo com trabalhos originais que apresentem resultados de estudos e pesquisas na área de Engenharia de Produção e correlatas. Desde 1997, a G&P também publica números especiais sobre áreas ou temas de interesse da comunidade de Engenharia de Produção. O periódico é dirigido a um público-alvo formado por professores, pesquisadores, pós-graduandos, estudantes de graduação e profissionais de empresas que atuam na área de Engenharia de Produção, Gestão de Operações, Administração e afins.

O Corpo Editorial tem sido escolhido com muito rigor e cuidado para garantir a qualidade editorial e idoneidade do periódico. Outro ponto importante é em relação ao acesso aos artigos, que é público e livre pelo portal do SciELO. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CCBY.

Falando agora sobre os artigos selecionados para a Semana Especial, começamos com aquele que mais causou impacto em termos de citação dentre os publicados nos últimos 10 anos. O artigo Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção, de Lacerda et al (2013) foi publicado no volume 20 da G&P. No momento da escrita deste texto, o artigo já contava com mais de 365 citações de acordo com o Google Scholar, vindas de artigos em periódicos nacionais e internacionais. O Prof. Daniel Pacheco Lacerda é um dos autores do artigo e nos concedeu uma entrevista falando um pouco sobre sua trajetória profissional, os principais pontos do artigo, e os fatores que ele acredita terem levado ao sucesso da publicação.

Foto de quatro pessoas ao redor de uma mesa branca. Parece ser um escritório. Tem papéis, canetas e um tablet na mesa. Um quadro com anotações está ao lado da mesa.

Imagem: Freepik.

A Profa. Deisemara Ferreira é outra entrevistada na nossa semana especial, abordando o artigo Abordagem heurística para otimizar a programação da produção de bebidas à base de frutas, de Toscano et al (2020), publicado no volume 27, que trata do uso de modelos matemáticos e algoritmos no apoio à tomada de decisão em um contexto industrial bastante desafiador. Na entrevista, além de falar sobre sua trajetória e os principais pontos do artigo, a professora aborda sua percepção sobre a representatividade feminina na área de exatas, durante sua graduação, pós-graduação e já como docente.

A questão de gênero também é abordada no press release do artigo A transformação das representações femininas em propagandas de cerveja pela perspectiva dos Campos de Ação Estratégica, de Candido et al (2022), publicado no volume 29. A pesquisadora Bruna Scanavachi, uma das autoras do artigo, fala um pouco sobre o tema abordado, os bastidores da pesquisa realizada e os principais resultados apresentados no artigo.

Outro tema de grande relevância para a sociedade, a Sustentabilidade é o enfoque do press release sobre o artigo A sustentabilidade na prática: um estudo sobre a gestão pública municipal de Teresina, de Rodrigues et al (2022), publicado no volume 29. Nele, os autores relatam um estudo de caso desenvolvido no Piauí, analisando as ações de sustentabilidade realizadas por quatro anos, abrangendo as dimensões social, econômica e ambiental. O press release escrito pelo Prof. Stênio Lima Rodrigues, um dos autores do artigo, traz as principais descobertas e conclusões do estudo.

Os desafios da inclusão social de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho, tanto para esses trabalhadores quanto para os empregadores, é tema do press-release do artigo Inclusão de profissionais com deficiência no trabalho: desafios para a Gestão de Recursos Humanos, de Soares (2019). A Profa. Dra. Eva Soares é autora do artigo e conta como foi o desenvolvimento da pesquisa, os principais resultados e as grandes dificuldades atuais e futuras dessa inclusão.

Por fim, temos um press release sobre o artigo Uso de gêmeos digitais como facilitadores da inspeção e manutenção de estruturas, de Menegon & Isatto (2023), publicado no volume 30 da G&P, sobre um assunto bastante em voga no momento. Gêmeos digitais (digital twins, em língua inglesa) são  modelos virtuais que replicam objetos ou ambientes físicos. A pesquisadora Julia Menegon Lopes resume os principais pontos do artigo, que trata da utilização de modelos virtuais sincronizados aos meios físicos na indústria da construção, sobretudo em tarefas de inspeção e manutenção de estruturas de edificações existentes.

Aproveitamos para agradecer imensamente aos autores e autoras que aceitaram participar da Semana Especial e prepararam um conteúdo excepcional, que nos enche de orgulho. Os artigos selecionados dão apenas uma ideia da riqueza, importância e abrangência dos trabalhos que vêm sendo publicados pela G&P. Convidamos todos e todas a acessarem os press releases da Semana Especia, e prestigiarem o conteúdo elaborado pelos autores e autoras.

Referências

CANDIDO, S.E.A., LOURENÇO, B.S. and SAKODA, D.M.V. A transformação das representações femininas em propagandas de cerveja pela perspectiva dos Campos de Ação Estratégica. Gest. Prod. [online]. 2022, vol. 29, e0621 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/1806-9649-2022v29e0621. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/qDJmTBgnKqbwzY8VZJ7ZCqB/

LACERDA, D.P., et al. Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção. Gest. Prod. [online]. 2013, vol. 20, no. 4, pp. 741-761 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2013005000014. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/3CZmL4JJxLmxCv6b3pnQ8pq/

MENEGON, J. and ISATTO, E.L. Uso de gêmeos digitais como facilitadores da inspeção e manutenção de estruturas. Gest. Prod. [online]. 2023, vol. 30, e4922 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/1806-9649-2022v30e4922. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/yLD4BbMR3Y7QJB8Yg5n76SG/

RODRIGUES, S.L., et al. A sustentabilidade na prática: um estudo sobre a gestão pública municipal de Teresina. Gest. Prod. [online]. 2022, vol. 29, e5621 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/1806-9649-2022v29e5621. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/7pKryVtGKLwdjrggRNyNP3L/

SOARES, E.B. Inclusão de profissionais com deficiência no trabalho: desafios para a Gestão de Recursos Humanos. Gest. Prod. [online]. 2019, vol. 26, e2871 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0104-530X-2871-19. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/TtcTkNNfVFDKNgHsTkSK7PQ/

TOSCANO, A., et al. Abordagem heurística para otimizar a programação da produção de bebidas à base de frutas. Gest. Prod. [online]. 2020, vol. 27, no. 4, e4869 [viewed 10 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0104-530X4869-20. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/58tGy4HgcbMWmkRnbvXhW3k/

Links externos

Gestão & Produção – GP: https://www.scielo.br/gp/

Gestão & Produção – Site: https://www.gestaoeproducao.com/

Gestão & Produção – Redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR): http://www.ufscar.br

Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Pedro Munari: http://www.dep.ufscar.br/munari/

Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Roberto A. Martins: https://dep.ufscar.br/index.php/professor/roberto-a-martins/

Pedro Munari – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/pedromunari/

Roberto A. Martins – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ramprofile/

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/ufscaroficial/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MUNARI, P. and MARTINS, R.A. Bem-vindos e bem-vindas à Semana Especial da Gestão & Produção [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/04/10/bem-vindos-e-bem-vindas-a-semana-especial-da-gestao-producao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation