A eficácia dos exergames como tratamento alternativo para as alterações neurofuncionais da doença de Parkinson.

Rubia Carolina Farias Santos, Assistente Editorial, Fisioterapia em Movimento, PUCPR, Curitiba, PR, Brasil.

Logo do periódico Fisioterapia em Movimento.

A doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica, degenerativa e progressiva caracterizada por sintomas motores e cognitivos (ARMSTRONG, M.J. e OKUN, M.S.). O tratamento envolve medicação, cirurgia e reabilitação. Como medicamentos e cirurgia podem não impedir a progressão da doença ou melhorar as funções cognitivas, o papel da reabilitação torna-se cada vez mais importante.

Entre as modalidades de tratamento, a realidade virtual é um recurso cognitivo-motor de reabilitação que permite ao paciente interagir com uma realidade artificial por meio de simulação de computador, fornecendo feedback em tempo real, controle sobre a intensidade dos exercícios e um ambiente rico em estimulação sensorial (LOHSE, K., et al.; MIRELMAN, A., et al.). 

Devido ao baixo custo, potencial para uso doméstico e efeito positivo na motivação, exergames (aglutinação das palavras “exercício” e “games”, também conhecidos como jogos de movimento) comerciais são uma alternativa viável como nova ferramenta de intervenção. Estudos anteriores mostraram que o treinamento com videogame é benéfico, econômico e seguro para pacientes com DP (AFRIDI, A., et al.; HERZ, N.B., et al.), exigindo habilidades não apenas motoras, como também memória, atenção e funções visuoespaciais (AFRIDI, A., et al.).

Entre os sistemas comerciais de exergames potencialmente úteis como ferramenta de reabilitação, o mais utilizado é o Nintendo Wii Fit Plus™. Apesar de alguns estudos terem confirmado sua eficácia como ferramenta de intervenção para DP, o equilíbrio, a marcha e a qualidade de vida foram avaliados usando apenas escalas clínicas (AFRIDI, A., et al.; ALVEZ, M.L.M., et al.; GARCIA-AGUNDEZ, A., et al.; MEIJER, F.J.A., et al.; NEGRINI, S., et al.).

Dessa forma, seguindo a hipótese de que o treinamento cognitivo-motor fornecido por exergames poderia estimular áreas do cérebro envolvidas em funções motoras e cognitivas, e que essa estimulação seria baseada em mudanças na estrutura neural e na conectividade, pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) e da Università degli Studi di Palermo (UNIPA) objetivaram avaliar se um treinamento intensivo baseado em realidade virtual promoveria um efeito superior em determinados desempenhos cognitivos comparados aos observados após uma terapia exclusivamente motora.  

A pesquisa foi apresentada em um artigo publicado no periódico Fisioterapia em Movimento, intitulado Does exergaming promote neurofunctional changes in Parkinson´s disease? A pilot clinical study. 

Dez pacientes com DP recrutados no Ambulatório de Distúrbios do Movimento da Universidade Hospital de Palermo participaram do estudo. Todos foram submetidos a testes cognitivos e ressonância magnética funcional no estado de repouso (RSfMRI) na semana anterior ao início do primeiro treinamento. Em seguida, foram alocados aleatoriamente nos grupos Nintendo Wii (WG) e Wii-like (WLG). 

Desenho de um homem jogando um exergame.

Imagem: Pixabay.

Assim que concluída a primeira parte do treinamento, os pacientes de ambos os grupos foram submetidos à avaliação cognitiva e RSfMRI. Após um intervalo de 45 dias, os dois grupos iniciaram a segunda sessão de exercícios. Nessa etapa, aqueles que, a princípio, começaram com o treinamento Wii™ completaram o estudo com exercícios “tipo Wii” e vice-versa. Ao terminar a segunda sessão, os dois grupos repetiram as avaliações cognitivas e a RS-fMRI.

O WG consistiu em 10 sessões de treinamento individual supervisionadas por um fisioterapeuta, cinco vezes por semana, durante duas semanas consecutivas, sempre em estado ON da medicação dopaminérgica. De acordo com as demandas motoras e cognitivas, quatro jogos do pacote Wii Fit Plus do videogame Wii™ (pista de obstáculos, passo básico, desfile rítmico e caminhada na corda bamba) foram previamente selecionados.

O WLG realizou uma série de exercícios com base nas mesmas demandas motoras, com número semelhante de repetições, velocidades de movimento e durações exigidas por cada um dos quatro jogos selecionados para o treinamento Wii. Os mesmos controles e plataforma foram usados, mas desligados, para aumentar a semelhança com o treinamento Wii. Não foram fornecidas pistas externas, feedback ou estimulação cognitiva, oferecidos pelos jogos.

Ambos os treinamentos foram bem tolerados. Verificou-se uma melhora significativa no desempenho cognitivo após ambos os treinamentos nos testes Rey List, Trail Making Test Parte B e Rey-Osterrieth Complex Figure Revocation, mas não foram observadas diferenças significativas no desempenho dos participantes em qualquer outro teste cognitivo. Em conclusão, observou-se que um intenso treinamento com exergames é eficaz para melhorar o desempenho cognitivo, principalmente as funções de memória, funções executivas, atenção e função visuoespacial, sem vantagens sobre o treinamento convencional. 

Apesar do baixo significado das alterações neurofuncionais observadas através dos exames de RS-fMRI, a melhora cognitiva destacou alterações neurofuncionais da conectividade cerebral entre áreas envolvidas em domínios cognitivos específicos.

Referências

AFRIDI, A., et al. Effect of balance training in older adults using Wii fit plus. J Pak Med Assoc. 2018, vol. 68, no. 3, pp. 480-483 [viewed 10 August 2023]. Available from: https://jpma.org.pk/article-details/8622?article_id=8622

ALVES, M.L.M., et al. Nintendo Wii™ versus Xbox Kinect™ for assisting people with Parkinson’s disease. Percept Mot Skills [online]. 2018, vol. 125, no. 3, pp. 546-565 [viewed 10 August 2023]. DOI:  https://doi.org/10.1177/0031512518769204 Available from: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0031512518769204 

ARMSTRONG, M.J. and OKUN, M.S. Diagnosis and treatment of Parkinson disease: a review. JAMA [online]. 2020, vol. 323, no. 6, pp. 548-560 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/doi:10.1001/jama.2019.22360. Available from: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2760741 

GARCIA-AGUNDEZ, A., et al. Recent advances in rehabilitation for Parkinson’s Disease with exergames: a systematic review. J Neuroeng Rehabil [online]. 2019, vol. 16, no. 1, pp. 17 [viewed 10 August 2023].DOI: https://doi.org/10.1186/s12984-019-0492-1. Available from: https://jneuroengrehab.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12984-019-0492-1

HERZ, N.B., et al. Nintendo Wii rehabilitation (‘Wii-hab’) provides benefits in Parkinson’s disease. Parkinsonism Relat Disord [online]. 2013, vol. 19, no. 11, pp. 1039-1042 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1016/j.parkreldis.2013.07.014. Available from: https://www.prd-journal.com/article/S1353-8020(13)00268-X/fulltext 

LOHSE, K., et al. Video games and rehabilitation: using design principles to enhance engagement in physical therapy. J Neurol Phys Ther [online]. 2013, vol. 37, no. 4, pp. 166-175 [viewed 10 August 2023].DOI: https://doi.org./10.1097/NPT.0000000000000017. Available from: https://journals.lww.com/jnpt/Fulltext/2013/12000/Video_Games_and_Rehabilitation__Using_Design.4.aspx

MEIJER, F.J.A., GORAJ, B. Brain MRI in Parkinson’s disease. Front Biosci (Elite Ed) [online]. 2014, vol. 6, no. 2, pp. 360-369 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.2741/E711. Available from: https://www.imrpress.com/journal/FBE/6/2/10.2741/E711 

MIRELMAN, A., et al. V-TIME: a treadmill training program augmented by virtual reality to decrease fall risk in older adults: study design of a randomized controlled trial. BMC Neurol [online]. 2013, vol. 13, pp. 15, ISSN: 1471-2377 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1186/1471-2377-13-15. Available from: https://bmcneurol.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2377-13-15

NEGRINI, S., et al. Nintendo Wii Fit for balance rehabilitation in patients with Parkinson’s disease: A comparative study. J Bodyw Mov Ther [online]. 2017, vol. 21, no. 1, pp. 117-123 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2016.06.001. Available from: https://www.bodyworkmovementtherapies.com/article/S1360-8592(16)30093-6/fulltext

Para ler o artigo, acesse

MENDES, F.A,S., et al. Does exergaming promote neurofunctional changes in Parkinson´s disease? A pilot clinical study. Fisio Mov. 2023, vol. 36, e36120 [viewed 10 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/fm.2023.36120. Available from: https://www.scielo.br/j/fm/a/kTjYNbWNyFbTbb6Mm8Z3prj/ 

Links externos

Fisioterapia em Movimento: https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/index

Fisioterapia em Movimento – FM: https://www.scielo.br/fm/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SANTOS, R.C.F. A eficácia dos exergames como tratamento alternativo para as alterações neurofuncionais da doença de Parkinson. [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/08/10/a-eficacia-dos-exergames/

 

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