Estudo revela potencial do bagaço de uvas portuguesas no desenvolvimento de aditivos naturais

Fabiana Sabadini Rezende Niglio, Coordenadora de Comunicação do Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, SP, Brasil. 

Silvia Pimentel Marconi Germer, Editora adjunta do Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, SP, Brasil.

Logo do periódico Brazilian Journal of Food Technology

Portugal, assim como outros países da Europa, é um importante produtor de vinhos, com grande potencial de expansão de mercado. O interesse no aproveitamento dos resíduos da indústria vitivinícola cresce com o aumento da produção, uma vez que representa até 30% da matéria-prima. Compostos de alto valor-agregado podem ser recuperados do bagaço de uva, tais como antioxidantes, carboidratos, açúcares, pectinas, proteínas e fenólicos (Castellanos-Gallo et al., 2022; Canalejo et al., 2021; Rezaei et al., 2021). 

Neste contexto, pesquisadores da Universidade Fernando Pessoa (UFP) e da Universidade do Porto, ambas de Portugal, identificaram que os bagaços de uvas portuguesas podem ser utilizados como aditivos alimentares naturais. O estudo, intitulado Nutraceuticals based on Portuguese grape pomaces as a potential additive in food products, publicado no periódico Brazilian Journal of Food Technology, vol. 26 (2023), avaliou a composição nutricional e o perfil fenólico do bagaço de duas uvas: a Touriga Nacional (variedade tinta) e a Alvarinho (variedade branca).

Fotografia de um parreiral com foco em dois cachos de uva que estão à frente, em evidência.

Imagem: Canva.

Os pesquisadores observaram que os subprodutos de ambas as variedades apresentaram altos teores de compostos fenólicos (25 – 41 g/kg extrato seco) e de flavonoides (9,2 – 18 g/kg extrato seco). Além disto, observou-se uma forte correlação entre os teores de compostos fenólicos e as atividades antioxidantes dos extratos obtidos, determinados por dois diferentes métodos (FRAP e DPPH), que variaram de 1,6 mol/ TE kg de extrato seco (variedade branca) a 2,5 mol/TE kg de extrato seco (variedade tinta).

A pesquisa também identificou, por cromatografia líquida de alta eficiência, compostos fenólicos específicos, dentre eles rutina, catequina, quercetina e cis-resveratrol. A rutina e a catequina são compostos que podem ajudar a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, enquanto a quercetina apresenta potencial contribuição para a redução do risco de câncer. O cis-resveratrol tem demonstrado benefícios no combate de doenças crônicas, cardíacas e câncer, dentre outras. Os resultados potencializam a aplicação dos resíduos como matéria-prima para o desenvolvimento de aditivos alimentares, bem como para fármacos e cosméticos.   

Os resultados do estudo abrem novas possibilidades para o uso dos subprodutos da indústria vitivinícola portuguesa. Além do benefício para a saúde pública, a utilização do bagaço da uva pode contribuir para o aumento da lucratividade industrial e para a redução do impacto ambiental, beneficiando a cadeia produtiva. 

Referências

CANALEJO, D., et al. Optimization of a method to extract polysaccharides from white grape pomace by-products. Food Chemistry . 2021, vol. 365, pp.130445 [viewed 07 December 2023]. http://doi.org/10.1016/j.foodchem.2021.130445. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814621014515?via%3Dihub  

CASTELLANOS-GALLO, L., et al. Grape pomace valorization by extraction of phenolic polymeric pigments: A review. Processes [online]. 2022, vol. 10, no. 3, pp. 469 [viewed 07 December 2023]. http://doi.org/10.3390/pr10030469. Available from: https://www.mdpi.com/2227-9717/10/3/469

Para ler o artigo, acesse

VINHA, A.F, et al. Nutraceuticals based on Portuguese grape pomaces as a potential additive in food products. Braz. J. Food. Technol. [online]. 2023, vol. 26, e2023020 [viewed 07 December 2023]. https://doi.org/10.1590/1981-6723.02023. Available from: https://www.scielo.br/j/bjft/a/kKhjc4nRk6CyGCLBmZmThSy/ 

Links externos

Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: https://www.scielo.br/revistas/bjft/paboutj.htm

Brazilian Journal of Food Technology – BJFT: http://bjft.ital.sp.gov.br/

Brazilian Journal of Food Technology – Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GERMER, S.P.M. and NIGLIO, F.S.R. Estudo revela potencial do bagaço de uvas portuguesas no desenvolvimento de aditivos naturais [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/12/07/estudo-revela-potencial-do-bagaco-de-uvas-portuguesas-no-desenvolvimento-de-aditivos-naturais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation