Estudo revela alta taxa de letalidade entre pacientes com COVID-19 e Injúria Renal Aguda tratados com Suporte Renal Artificial

Renata Mendes, Professora Adjunta Nefrologia UERJ, Programa de Fellowship em Gestão Editorial, Sociedade Brasileira de Nefrologia, São Paulo, SP, Brasil. 

Logo do periódico Brazilian Journal of Nephrology.

O estudo intitulado Letalidade entre pacientes com injúria renal aguda por COVID-19 tratados com suporte renal artificial, recentemente publicado no Brazilian Journal of Neprology, corroborou com dados mundiais ao observar elevadas taxas de letalidade entre pacientes com COVID-19 e Injúria Renal Aguda (IRA) que necessitaram de tratamento com Suporte Renal Artificial (SRA).

A Injúria Renal Aguda é identificada como uma complicação comum em casos graves de COVID-19 e está associada a uma taxa de letalidade consideravelmente alta. No entanto, há uma escassez de dados referentes às taxas de letalidade de pacientes com IRA submetidos ao tratamento com SRA no Brasil, fator que motivou os pesquisadores Gabriel Martins Nogueira, Paulo Novis Rocha e Constança Margarida Sampaio Cruz, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a conduzirem esta investigação.

Resumo gráfico do artigo "Letalidade entre pacientes com injúria renal aguda por COVID-19 tratados com suporte renal artificial" expondo o objetivo do estudo, os métodos utilizados e resultados.

Imagem: Brazilian Journal of Nephrology.

O estudo, uma análise descritiva retrospectiva de coorte, incluiu um total de 100 pacientes de um grupo de 1479 hospitalizados com COVID-19, constituindo 6,7% do grupo estudado. A idade média dos participantes foi de 74,5 anos, com 59% sendo do sexo masculino. As comorbidades comuns observadas entre os pacientes foram hipertensão (76%) e diabetes mellitus (56%). Notavelmente, ao iniciar o tratamento com SRA, 85% dos pacientes necessitaram de ventilação mecânica invasiva e 71% estavam sob uso de drogas vasoativas.

A hemodiafiltração contínua emergiu como a modalidade preferida para o tratamento com SRA, representando 82% dos casos. O estudo encontrou uma taxa impressionante de letalidade de 93%, sendo que 87% dos 93 óbitos ocorreram nos primeiros 10 dias após o início do tratamento com SRA.

Mais detalhes e informações podem ser conferidas no artigo completo, disponível no SciELO.

Para ler o artigo, acesse

NOGUEIRA, G.M., ROCHA, P.N. and CRUZ, C.M.S. Case fatality rate among COVID-19 patients treated with acute kidney replacement therapy. Braz J Nephrol [online]. 2023 [viewed 14 March 2024]. https://doi.org/10.1590/2175-8239-JBN-2022-0161en. Available from: https://www.scielo.br/j/jbn/a/fdRhcjD7BSByqmTFdZRQnsg/

Links externos

Brazilian Journal of Nephrology – SciELO: www.scielo.br/jbn/

Brazilian Journal of Nephrology – BJN: https://www.bjnephrology.org/ 

Brazilian Journal of Nephrology – Redes Sociais: Twitter | Instagram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MENDES, R. Estudo revela alta taxa de letalidade entre pacientes com COVID-19 e Injúria Renal Aguda tratados com Suporte Renal Artificial [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/03/14/covid-19-e-injuria-renal-aguda/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation