Pesquisa aponta lacunas, oportunidades e mortalidade por doenças cardiovasculares em mulheres da América Latina

Renan Pereira, assessor de imprensa, Vital Agência, assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), São Paulo, Brasil.

Fábio Pimentel, assessor de imprensa, Vital Agência, assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), São Paulo, Brasil.

Logo do periódico International Journal of Cardiovascular Sciences

As doenças cardiovasculares representam 35% das mortes de mulheres em todo o mundo, somando mais de 8 milhões de óbitos por ano. Além disso, as mulheres que vivem em países mais pobres são as que mais sofrem com as doenças cardíacas.  Neste contexto, o estudo Cardiovascular Disease in Latin American Women Gaps and opportunities avalia as doenças cardiovasculares nas mulheres da América Latina e aponta os fatores de risco, tanto os chamados “tradicionais”, que afetam homens e mulheres, como aqueles que estão intrinsecamente ligados ao gênero feminino, como os ligados à menstruação, aos hormônios, ao uso de anticoncepcionais orais, à reposição hormonal, entre outros. 

A pesquisa foi realizada por Karen Alexandra Dueñas Criado (Universidad Industrial de Santander/LaCardio), Ángela María Herrera Peña (Universidad Del Rosario/LaCardio), María Juliana Rodríguez González (Sociedad Colombiana de Cardiología/ LaCardio) e Astrid Fajard (Universidad El Bosque/LaCardio). Seu objetivo foi apontar em direção às lacunas e oportunidades para o cenário das doenças cardiovasculares em mulheres na América Latina.

Homem de jaleco utilizando um estetoscópio para avaliar uma paciente que está sentada ao seu lado, em um sofá na cor camurça, à frente de uma parede branca. Os dois estão sorrindo. Ao lado, há uma pequena mesa de vidro onde repousam um vaso marrom com flores rosas, um prontuário e uma xícara verde com um sachê de chá.

Imagem: Shutterstock.

Entre as lacunas estão: acesso ao acompanhamento médico e cirúrgico necessário em casos de transplantes, acesso a centros que cuidam especificamente das doenças cardiovasculares e, não menos importante, ausência de dados estatísticos e relatórios robustos a respeito da saúde cardiovascular feminina no continente.

Em relação às oportunidades, a pesquisa cita o uso de inteligência artificial a favor da saúde cardiovascular das mulheres, programas de saúde e conscientização sobre os fatores de risco para as doenças venosas crônicas (DVC’s) que mais afetam este gênero, além de uma abordagem precoce para mulheres com a doença de Chagas.

Para ler o artigo, acesse

DUEÑAS-CRIADO, K.A.,et al. Cardiovascular Disease in Latin American Women Gaps and opportunities. Int. J. Cardiovasc. Sci. [online]. 2024, vol. 37, e20230169 [viewed 01 April 2024]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20230169. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/9TKM5fvBCwHLcmDPQCFgnmv/  

Links externos

International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS: https://www.scielo.br/j/ijcs/

International Journal of Cardiovascular Sciences: https://ijcscardiol.org/

Sociedade Brasileira de Cardiologia: https://www.portal.cardiol.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREIRA, R. and PIMENTEL, F. Pesquisa aponta lacunas, oportunidades e mortalidade por doenças cardiovasculares em mulheres da América Latina [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/04/01/doencas-cardiovasculares-em-mulheres-da-america-latina/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation