Como preservar a saúde dos operadores de tratores agrícolas?

Por Maria Luiza De Grandi, jornalista do periódico Ciência Rural, Santa Maria, RS, e Viviane Castro Da Silva, Engenheira agrônoma, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, BrasilLogo of the Ciência Rural journal

Você sabe quais são os efeitos negativos que a utilização de tratores agrícolas causa na saúde do operador destas máquinas? Um dos principais efeitos, causa de diversos problemas de saúde nos operadores é a vibração produzida pela operação do trator. Atentos para essa problemática, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará avaliaram a transmissibilidade das vibrações nos equipamentos agrícolas utilizados para a preparação periódica do solo. O artigo “Alteração na vibração de corpo inteiro em operadores pela utilização de equipamentos agrícolas de preparo do solo” foi publicado no periódico Ciência Rural (vol. 49, no. 11).

Na pesquisa, foram utilizados um trator 4×2 TDA com equipamentos de preparo periódico do solo acoplados (trator-arado de disco, trator-arado de aiveca, trator-grade off-set, trator-enxada rotativa, trator-escarificador) e um trator sem equipamento acoplado, em duas velocidades de deslocamento. Todos os aparelhos utilizados na pesquisa revelaram um aumento nas vibrações corporais incidentes no operador.

O conjunto de arado trator-disco revelou a maior intensidade de vibração acompanhada pelo maior risco de danos à saúde do operador, por um dia útil de 8 horas. Sob as condições da avaliação, o conjunto de arado trator-aiveca apresentou a menor amplificação das vibrações e riscos à saúde por um dia de trabalho de 8 horas.

Por meio do método desenvolvido pelos pesquisadores, foi possível observar que os equipamentos agrícolas apresentam diferentes níveis significativos de vibração, dessa forma, conforme é trocado o equipamento utilizado, são mudados os níveis de vibração que o operador está exposto.

Os testes realizados durante a pesquisa foram conduzidos seguindo as diretrizes estabelecidas pela norma NHO-09 (Exposição Ocupacional à Vibração do Corpo Inteiro) (FUNDACENTRO, 2013), bem como ao Anexo A (Medidas de campo) das rodas e máquinas de campo NBR ISO 5008 – (medição da vibração transmitida a todo o corpo do operador), que especifica as medidas nos tratores agrícolas (ABNT, 2015).

De acordo com a pesquisadora Viviane Castro dos Santos, a pesquisa auxilia a avaliação dos equipamentos, permitindo uma verificação das condições de trabalho com determinados equipamentos, aumentando a segurança dos operados e melhorando a qualidade de trabalho. Não existindo métodos anteriores de avaliação da influência de equipamentos agrícolas acoplados ao trator nas vibrações de corpo inteiro incidente ao operador, a pesquisa se mostra inovadora na área.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 5008: Tratores agrícolas de rodas e máquinas de campo – Medição da vibração transmitida ao corpo inteiro do operador. 2015.

FUNDACENTRO. Norma de higiene ocupacional (NHO-09): avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro: procedimento técnico. São Paulo: Fundacentro, 2013. Available from: http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-ocupacional/publicacao/detalhe/2013/4/nho-09-procedimento-tecnico-avaliacao-da-exposicao-ocupacional-a-vibracao-de-corpo-inteiro

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, V.C., et al. Alteração na vibração de corpo inteiro em operadores pela utilização de equipamentos agrícolas de preparo do solo. Cienc. Rural [online]. 2019, vol. 49, no. 11, e20190109, ISSN: 0103-8478 [viewed 7 January 2020]. DOI: 10.1590/0103-8478cr20190109. Available from: http://ref.scielo.org/2qmbzv

Links externos

Ciência Rural – CR: <http://www.scielo.br/cr>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DE GRANDI, M.L. and SANTOS, V.C. Como preservar a saúde dos operadores de tratores agrícolas? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2020 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2020/01/07/como-preservar-a-saude-dos-operadores-de-tratores-agricolas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation