Estudo mostra que lesão cardíaca aguda está associada a maior mortalidade em pacientes com Covid-19

Deborah Rezende, Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial, assessoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, São Paulo, SP, Brasil.

Para compreender os principais mecanismos envolvidos no desenvolvimento da isquemia miocárdica na infecção pelo novo coronavírus e seu diagnóstico, a fim de implementar intervenções clínicas adequadas para prevenir desfechos desfavoráveis ​​e possíveis sequelas permanentes, o estudo “Abordagem prática para síndrome coronariana aguda em pacientes com Covid-19” fez uma revisão da literatura com foco na abordagem prática para pacientes com dor toráxica aguda com SARS-CoV-2.

A síndrome coronariana aguda é uma condição clínica de alta prevalência, morbidade e mortalidade e a dor torácica aguda é uma queixa comum nas emergências, com protocolos definidos e diagnóstico diferencial com outras doenças, visando estabelecer um tratamento rápido e eficaz. Na atual crise de saúde global, evidências científicas revelaram envolvimento cardiovascular significativo na Covid-19, o que torna o manejo da dor no peito ainda mais complexo, instando a necessidade de revisão desses protocolos. O envolvimento cardíaco em pacientes com SARS-CoV-2 parece afetar principalmente aqueles com fatores de risco cardiovascular típicos e incorporar vários mecanismos fisiopatológicos, como uma lesão cardíaca direta pelo efeito citopático viral, lesão miocárdica devido a um estado pró-inflamatório e inflamação sistêmica e descompensação de doença cardiovascular preexistente.

Uma meta-análise com 341 pacientes associou lesão miocárdica a infecção grave por Covid-19, uma vez que pacientes com níveis elevados de troponina sérica necessitaram de cuidados intensivos com mais frequência. Esse tipo de lesão também é um preditor de maior mortalidade em pacientes com o novo cornavírus. Além disso, complicações cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM), são frequentes nesses pacientes e podem causar dano miocárdico irreversível ou mesmo progredir rapidamente para choque cardiogênico e morte.

Imagem: Deborah Rezende

Este estudo é uma extensa revisão de escopo e o seu levantamento bibliográfico foi realizado na plataforma PubMed, utilizando os descritores “Covi-19”, “2019-nCoV”, “Myocardial Infarction”, “Acute Coronary Syndrome” e “Echocardiography” na função de busca avançada. Foram excluídos dessa verificação artigos divergentes ou não relacionados ao tema principal e aos não redigidos na língua inglesa. Após as exclusões, foram selecionados e exaustivamente revisados 59 artigos, que foram citados diretamente ​ou por meio de referência cruzada, que compuseram este trabalho científico.

O documento traz a discussão sobre a análise de riscos cardiovasculares como a hipertensão e o diabetes mellitus, que são comorbidades descritas como mais prevalentes entre os indivíduos com Covid-19, principalmente nas formas mais graves da doença que requerem hospitalização; o papel da troponina, eletrocardiografia e ecocardiografia no diagnóstico diferencial entre miocardite e síndrome coronariana aguda na infecção  pelo SARS-CoV-2; e ainda a importância da avaliação clínica, propedêutica adequada, estratificação de risco e exames diagnósticos complementares nos pacientes que chegam ao pronto-socorro com dor torácica, dispneia e estado hiperdinâmico em casos altamente suspeitos de Covid-19, para evitar que ocorrem complicações cardiovasculares, como miocardite, infarto agudo do miocárdio e sobrecarga ventricular direita devido ao grave envolvimento pulmonar.

A conclusão do estudo aponta que é fundamental compreender que a lesão miocárdica aguda está significativamente associada à mortalidade intra-hospitalar e é um marcador de pior prognóstico em pacientes infectados com SARS-CoV-2. Também mostra que a estratificação de risco e a avaliação da probabilidade pré-teste são essenciais para melhorar a precisão do diagnóstico de complicações cardiovasculares da Covid-19, com a diferenciação mais precisa possível de miocardite de síndrome coronariana aguda, indicação cuidadosa de testes diagnósticos invasivos e consequente implementação de terapias.

Para ler o artigo, acesse

AZEVEDO, R. B. Abordagem prática para síndrome coronariana aguda em pacientes com Covid-19 – Brasil 2021. International Journal of Cardiovascular Sciences [online]. 2021, vol. 34, no. 01, ISSN 2359-5647 [viewed 08 February 2021]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20200150. Available from: http://ref.scielo.org/pfbnpb

Links Externos:

International Journal of Cardiovascular Sciences – IJCS: https://www.scielo.br/ijcs

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

REZENDE, D. Estudo mostra que lesão cardíaca aguda está associada a maior mortalidade em pacientes com Covid-19 [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/02/12/estudo-mostra-que-lesao-cardiaca-aguda-esta-associada-a-maior-mortalidade-em-pacientes-com-covid-19/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation