Interfaces secretas da Covid-19: animais de estimação também podem se infectar

Claudia Jurberg, Jornalista e Editora de Mídias Sociais das Memórias do IOC, Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Brasil.

Logomarca do periódico: Memórias do Instituto Oswaldo CruzVocê sabia que o SARS-CoV-2 é um vírus que pode se ligar a receptores de células de vários mamíferos, incluindo animais como gatos, cães, furões, hienas, quatis, lontras, grandes felinos, primatas não humanos, veados de cauda, peixes-boi, hipopótamos, hamsters e martas?

Pesquisadores colombianos publicaram artigo intitulado Firts report and genome sequencing of SARS-CoV-2 in a cat (Felix catus) in Colombia, no periódico Memórias do IOC. É a primeira descrição de um sequenciamento genético do SARS-CoV-2 em um gato (Felix catus) que convivia com um indivíduo com Covid-19. O sequenciamento do genoma mostrou que a linhagem B.1.111 causou a infecção no gato. Esta linhagem é predominante na Colômbia, e a variante é caracterizada pela presença das mutações D614D e Q57H.

Imagem: MIOC/autores.

Para descrever a infecção por SARS-CoV-2 foi realizado um estudo transversal de vigilância molecular, coletando swabs orais e retais de cães e gatos que conviviam com pessoas diagnosticadas com Covid-19. Foram coletadas 290 amostras em oito municipalidades na Colômbia.

Este estudo mostra a importância de algumas mutações interessantes do SARS-CoV-2 na promoção da transmissibilidade do coronavírus em animais domésticos.

A transmissão do vírus de humanos para gatos é evidente, mas o retorno do vírus aos humanos ainda não foi demonstrado. A infecção em animais de estimação é incomum, e há poucos relatos em todo o mundo de transmissão de humano para animal de estimação.

O pesquisador Salim Mattar e colaboradores alertam que há falta de informação sobre a contaminação entre humanos e gatos e mais estudos são importantes para a compreensão da interface entre humanos e animais na Covid-19.

Imagem: MIOC/autores.

Para ler o artigo, acesse

BOTERO, Y, et al. First report and genome sequencing of SARS-CoV-2 in a cat (Felis catus) in Colombia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz [online]. 2022, vol. 117, eee [viewed 16 May 2022]. https://doi.org/10.1590/0074-02760210375. Available from: https://www.scielo.br/j/mioc/a/TvS37YK8Bp8RgfmQybgYNwy/

­Links externos

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz: Facebook | Twitter

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz MIOC: https://www.scielo.br/j/mioc/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

JURBERG, C. Interfaces secretas da Covid-19: animais de estimação também podem se infectar [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/05/17/interfaces-secretas-da-covid-19-animais-de-estimacao-tambem-podem-se-infectar/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation