O DNA da Saúde Coletiva

Maria Cecília de Souza Minayo, Editora-chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luiza Gualhano, Editora assistente da Revista Ciência & Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Neyson Pinheiro Freire, Editor de Comunicação e Divulgação Científica da Revista Ciência & Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Ciência & Saúde ColetivaEm 2022, a Revista publicou, até o mês de outubro, 376 artigos. Das 10 edições realizadas até agora, ressaltam-se algumas atividades importantes: uma edição temática convocada por chamada pública denominada Ser, estar e habitar: a desinstitucionalização da saúde mental brasileira; uma edição internacional, organizada por editores convidados do México e dos Estados Unidos sobre justiça e equidade em saúde na América Latina, “Equity and justice in health, the way foward in lifestyle medicine for Latin America”; e duas edições organizadas a convite dos editores-chefes, uma que relembra o passado, outra que fervilha no presente: Da independência ao Império: saúde e doença no Brasil do século XIX, comemorativo dos 200 anos da Independência do Brasil. Essa última, nas palavras de Hockman et al. (2022, p. 3372): “é um ato acadêmico e político de comemoração, isto é, um ato para lembrarmos juntos e criticamente os desafios, as continuidades e mudanças da saúde pública em um país que, à época, transitava do status de colônia de Portugal para o de país soberano em 1822”; e a segunda, Diversidade e Saúde Coletiva um número temático voltado para a saúde da população LGBTQIA+, da população negra e das pessoas com deficiência.

Os temas das edições sempre acompanham as discussões e demandas mais atuais ou prioritárias da saúde coletiva. Dentre os desafios, está o de aumentar a quantidade de artigos internacionais, embora esse tipo de contribuição venha se incrementando. Em 2022, até o mês de outubro, o percentual de participação dos autores estrangeiros foi de 8%, sendo que o México representa o país com maior número de participações.

Cita-se como uma conquista do periódico, a redução substancial do tempo de espera de publicação dos artigos para cerca de, no máximo, seis meses após a aprovação. Com o rigor nas avaliações e o compromisso de uma Ciência com olhar na Sociedade, Ciência & Saúde Coletiva segue buscando evoluir e ser um periódico cada vez melhor.

Tudo isso não seria possível sem o trabalho do seu corpo editorial composto por editores-chefes, editores associados, revisores, colaboradores da editoria executiva e autores. Além do importante apoio das instituições que contribuem para o financiamento da Revista, e do SciELO, esse bem inigualável da divulgação da ciência brasileira.

Gratidão por todas as conquistas e por participar da Semana Especial do Blog SciELO com contribuições que, espera-se, terem agradado aos leitores.

Para encerrar, convida-se o público a assistir ao vídeo que contém uma mensagem dos editores-chefes da Revista.

Para ler os artigos, acesse

GULJOR, A.P.F., et al. Ser, estar e habitar a desinstitucionalização da saúde mental brasileira. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2022, vol. 27, no. 1, pp. 4 [viewed 00]. https://doi.org/10.1590/1413-81232027271.20912021. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/FKCrqwKBs7NdJkJCh9dVBQJ/

HOCHMAN, G., PIMENTA, T.S. and FREITAS, R.C. Da Independência ao Império: saúde e doença no Brasil do século XIX. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2022, vol. 27, no. 9 [viewed 00]. https://doi.org/10.1590/1413-81232022279.08812022. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/YPnvJc5qgrgbDwHRpSJWmyN/

Links externos

Para ler a edição temática “Diversidade e Saúde Coletiva”, acesse: https://www.scielo.br/j/csc/i/2022.v27n10/

Ciência & Saúde Coletiva: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br

Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Ciência & Saúde Coletiva – CSC: http://www.scielo.br/csc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MINAYO, M.C.S., GUALHANO, L. and FREIRE, N.P. O DNA da Saúde Coletiva [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/10/07/o-dna-da-saude-coletiva/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation