Mudaram as estações e alguma coisa aconteceu com a dieta dos lambaris

Ronaldo Angelini, Editor Associado da Acta Limnologica Brasiliensia, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Logo do periódico Acta Limnologica BrasiliensiaNosso consumo de frutas, legumes e castanhas muda conforme as estações do ano, desde que a maior oferta em determinadas épocas reduz o preço e melhora o sabor.  Se esta variação alimentar atinge até mesmo a espécie humana. Como será que as estações influenciam a dieta de animais na natureza? Será que tais variações são importantes para estas populações?

Foi pensando nisto que Nathália Cardamoni Santiago e colaboradores mostraram como a dieta do lambari pode ser influenciada pela variação das estações. O trabalho Padrões sazonais podem influenciar a dieta do lambari Serrapinnus notomelas (Eigenmann 1915), recentemente publicado na Acta Limnologica Brasiliensia (ALB) e realizado numa lagoa próxima ao rio Tibagi (PR), também aponta que os lambaris preferem itens alimentares que crescem no próprio ambiente (autóctones) em detrimento de alimentos que vêm de fora da lagoa (alóctones).

Os autores deste artigo são da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e, através da coleta e análise em microscópio de 358 estômagos de lambaris, constataram ainda a presença de micro plásticos, materiais que entram na lagoa devido ao descarte inapropriado de lixo na região do entorno.

Foto retangular e horizontal. Peixe disposto na horizontal, virado com a cabeça para a esquerda. Escamas marrom bem claro, tom de areia, reflexos amarelos, olhos amarelos e íris bem larga. As nadadeiras são translúcidas com linhas pretas. Fundo branco e sólido.

Imagem: Nathália Cardamoni Santiago.

Figura 1. Indivíduo macho adulto da espécie de lambari estudada.

Entre os itens mais importantes na dieta do lambari estão as algas e invertebrados (larvas de insetos, entre outros), mostrando que os lambaris têm potencial para reduzir o crescimento desordenado e indesejado de algas, bem como evitar a proliferação de insetos que podem ser nocivos ao homem. Ainda, o trabalho mostra que os indivíduos da espécie têm preferências alimentares distintas mesmo dentro da mesma estação do ano, implicando uma ampla gama de possibilidades de itens alimentares para toda a espécie.

O grande mérito do trabalho publicado na ALB é demonstrar que os animais têm uma dieta diversificada e são resilientes às mudanças de estações que influenciam na abundância de seus itens alimentares preferidos, o que lhes confere maior adaptação ao ecossistema. Isto também pode trazer informações relevantes na elaboração de melhores tipos de ração para a criação desta espécie em cativeiro, otimizando seu crescimento, reduzindo os custos e melhorando o preço ao consumidor final.

Referências

CARNIATTO, N., et al. Effects of flooding regime and diel cycle on diet of a small sized fish associated to macrophytes. Acta Limnol. Bras. [online]. 2012, vol. 24, no. 4, pp. 363-372 [viewed 4 November 2022]. https://doi.org/10.1590/S2179-975X2013005000007. Available from: https://www.scielo.br/j/alb/a/mg6n4cvnZBQdfDVNKpLTx8H/

QUIRINO, B.A., et al. Seasonal variation in the use of food resources by small fishes inhabiting the littoral zone in a Neotropical floodplain lake. Aquat. Ecol. [online]. 2015, vol. 49, no. 4, pp. 431-440 [viewed 4 November 2022]. https://doi.org/10.1007/s10452-015-9535-2. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10452-015-9535-2

Para ler o artigo, acesse

SANTIAGO, N.C., et al. Seasonal patterns may influence the diet of the lambari Serrapinnus notomelas (Eigenmann 1915). Acta Limnol. Bras. [online]. 2022, vol. 34, e16 [viewed 4 November 2022]. https://doi.org/10.1590/S2179-975X4921. Available from: https://www.scielo.br/j/alb/a/j4HRSycwfgfn55WxpVbGTyk/

Links externos

Acta Limnologica Brasiliensia – ALB: https://www.scielo.br/j/alb/

Site oficial da Acta Limnologica Brasiliensia: https://www.actalb.org/

Acta Limnologica Brasiliensia – Twitter: https://twitter.com/limnologica

Nathália Cardamoni Santiago: https://orcid.org/0000-0002-3370-7606

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANGELINI, R. Mudaram as estações e alguma coisa aconteceu com a dieta dos lambaris [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/11/04/mudaram-as-estacoes-e-alguma-coisa-aconteceu-com-a-dieta-dos-lambaris/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation