O reservatório “da serpente de boca grande” gera energia, fornece água e lazer, além de evitar problemas à montante

Ronaldo Angelini, Editor da Acta Limnologica Brasiliensia e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Logo do periódico Acta Limnologica Brasiliensia

Reservatórios são construídos para dois propósitos principais: o abastecimento de água e a geração de energia elétrica. Mas, devido ao seu alto impacto num rio, ele precisa ser manejado pensando em usos múltiplos, como irrigação, pesca e lazer. Além desses benefícios visíveis, há um serviço ecossistêmico oculto e, apesar de essencial, pouco valorizado: a capacidade do reservatório de reter nutrientes, evitando eutrofização a jusante.

Buscando elucidar este serviço ecossistêmico, pesquisadores de São Carlos – (USP e Universidade Federal) amostraram as águas do reservatório de Itupararanga (Sorocaba, SP) durante cinco anos e evidenciaram que a retenção dos materiais no reservatório depende muito de uma variável chamada “tempo de retenção da água”, definida como o número de dias que uma molécula de água “vive”, dentro do reservatório, até sua saída. O tempo de retenção é influenciado pela quantidade de chuvas e vazão do rio (entrada de água) e pela saída, que se dá por geração de energia, e uso doméstico e agrícola da água.

Represa de Itupararanga.

Imagem: Irineu Bianchini

Assim, tendo sido formado em 1914, o quase centenário reservatório de Itupararanga é capaz de reter mais de 70% do total de fósforo que nele entra, carreado pela chuva. Lembrando que o fósforo é o principal nutriente que aumenta a produção de algas e plantas aquáticas de um corpo d´água e pode, com o tempo, prejudicar o uso da água para consumo, irrigação e lazer.

Ainda uma curiosidade, Itupararanga é uma palavra de origem tupi-guarani, formada por outras três: “Itu”, que significa “rio da serpente”, “pará”, que se refere à “boca” e “ranga”, que quer dizer “grande” ou “abundância”. Neste contexto, podemos dizer que o “reservatório da serpente de boca grande” consegue tirar o veneno dos ecossistemas a jusante dela.

Para ler o artigo, acesse

BOTTINO, F. et al. Potential of the retention capability of a Neotropical reservoir (São Paulo State, Brazil). Acta Limnologica Brasiliensia [online]. 2023, vol. 35, e4 [viewed 24 August 2023].DOI: https://doi.org/10.1590/S2179-975X6922. Available from: https://www.scielo.br/j/alb/a/qGrYXrNMWzr8T9wPLv3KWJK/

Semana Especial Acta Limnologica Brasiliensia (ALB) 2023

Links Externos

Acta Limnologica Brasiliensia – ALB: https://www.scielo.br/j/alb/

Site oficial da Acta Limnologica Brasiliensia: https://www.actalb.org/

Acta Limnologica Brasiliensia – Twitter: https://twitter.com/limnologica

Entrevista com o Prof. Chico Esteves: https://youtu.be/uAE4tVwTPUQ

Autores do estudo

Flavia Bottino – Inst. Fed. de Educação Ciência e Tecnologia (Sorocaba – SP).

Simone Pereira Casali – Univ. de São Paulo (São Carlos – SP).

Marcela Bianchessi Cunha-Santino – Univ. Fed. de São Carlos (SP).

Maria do Carmo Calijuri – Univ. de São Paulo (São Carlos – SP).

Irineu Bianchini Júnior – Univ. Fed. de São Carlos (SP)

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANGELINI, R. O reservatório “da serpente de boca grande” gera energia, fornece água e lazer, além de evitar problemas à montante [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/08/24/o-reservatorio-da-serpente-de-boca-grande-gera-energia-fornece-agua-e-lazer-alem-de-evitar-problemas-a-montante/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation