Fatores de riscos e tratamentos indicados para Doença Arterial Coronariana (DAC)

Zara Costa, sócia e jornalista, LGA Comunicação, Assessoria de imprensa da Sociedade, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Shaulla Figueira, assessora de imprensa e jornalista, LGA Comunicação, Assessoria de imprensa da Sociedade, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico International Journal of Cardiovascular Science

O estudo publicado no artigo Evaluation of Prevalence, Management and Recording of Risk Factors in Outpatient Patients with Coronary Artery Disease (Int J Cardiovasc Sci., vol. 37, 2024) foi realizado através dos registros médicos eletrônicos dos pacientes atendidos nas consultas extremas de Cardiologia de um hospital terciário. Inspirado pelo Survey of risck Fator Management (SURF), foi realizado para identificar os fatores de risco e avaliar o tratamento médico (farmacológico e não farmacológicos) em doentes com pacientes de doenças coronárias. De acordo com a pesquisa, os participantes predominantes foram 60% homens, 62% brancos e a maioria já tinha um histórico de Síndrome Coronária Aguda (SCA).

Para realizar o estudo foram recolhidos dados sobre demografia, fatores de risco e gestão de comorbidades em doença arterial coronariana (DAC). Observou-se elevada prevalência de controle irregular de fatores de risco como tabagismo, hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, obesidades e sedentarismo. Como consequência, a pressão arterial apareceu em 52% dos doentes, a lipoproteína de baixa densidade (LDL) em 5,7% e a HbAIC em 50,8%, apesar da prescrição adequada para a maioria dos doentes.

Gráfico mostrando um resumo dos achados do estudo.

Imagem: International Journal of Cardiovascular Science

 

Como tratamento, 100% das pessoas que participaram no estudo receberam como tratamento estatinas e mais de 90% antigregantes plaquetários inibidores de enzimas de conversão da angiotensina (ECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina II e betabloqueadores. Poucos doentes foram encorajados a deixar de fumar e praticar atividades físicas.

No total, 230 pacientes participaram da análise e verificou-se como principais fatores de risco 53% com dislipidemia (com 5% no LDL no objetivo), 22% com excesso de peso ou obesidade, 42% com T2DM, 57% fumantes e 10% não fumantes, 86% com hipertensão, 22% indivíduos sedentários, com 67% sem registro de atividades.

O modelo usado neste estudo permitiu a avaliação da prevalência dos fatores de risco, bem como a autoavaliação dos dados registrados nos processos clínicos. A abordagem permitiu a avaliação dos fatores de risco, bem como a autoavaliação dos dados registrados nos processos clínicos, permitindo também um melhor mapeamento dos doentes que frequentam a consulta externa de Cardiologia do hospital, de forma a facilitar o desenvolvimento de soluções e estratégias direcionadas para esta população.

No entanto, é importante ressaltar que o estudo apresentou erros de registro, destacando a necessidade de uma melhor abordagem da documentação dos registros médicos e, consequentemente, gerir e controlar melhor os fatores de risco das doenças do coração, reforçando que a maioria das doenças cardiovasculares podem ser evitadas e tem tratamento.

Para ler o artigo, acesse

PACINI, A.F., et al. Evaluation of Prevalence, Management and Recording of Risk Factors in Outpatient Patients with Coronary Artery Disease. Int J Cardiovasc Sci [online]. 2024, vol. 37, e20240068 [viewed 18 December 2024]. https://doi.org/10.36660/ijcs.20240068. Available from: https://www.scielo.br/j/ijcs/a/ZC7X8LqzWhKSgwSWymsWwhc/

Links externos

International Journal of Cardiovascular Sciences (IJCS) – SciELO

International Journal of Cardiovascular Sciences

Sociedade Brasileira de Cardiologia

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COSTA, Z. and FIGUEIRA, S. Fatores de riscos e tratamentos indicados para Doença Arterial Coronariana (DAC) [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2024 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2024/12/18/fatores-de-riscos-e-tratamentos-indicados-dac/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation