Uso da história em quadrinhos na educação e cuidado de pacientes oncológicos pediátricos

Taís Facina, jornalista, Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de CancerologiaO artigo original Tecnologia Cuidativo-Educacional para Pacientes Oncológicos Pediátricos: “Super Ação” em Quadrinhos, publicado na Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) (vol. 70, n.4), teve como resultado a elaboração de uma tecnologia cuidativo-educacional (TCE) em formato de história em quadrinhos para pacientes pediátricos com câncer, especificamente para aqueles em tratamento quimioterápico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mediante melhor entendimento da doença, dos efeitos colaterais, da adesão ao tratamento e da valorização do suporte familiar e multiprofissional.

A pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado do Pará , entre 2015 e 2022, que teve como motivação a necessidade de intervenções que possam melhorar a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, tornando o entendimento do tratamento mais acessível e menos assustador para elas.

A princípio, os autores, Davi Gabriel Barbosa, Wesley dos Santos Ramos, Daniel Oliveira da Costa, Letícia Lima Branco, Ana Carolina Campos Corrêa, Elizabeth Teixeira e Patrícia Regina Bastos Neder, desenvolveram o estudo utilizando uma revisão integrativa da literatura como metodologia. Essa abordagem permitiu reunir e analisar dados de múltiplas fontes para desenvolver o conteúdo da HQ.

A pesquisa teve como foco a busca por métodos inovadores de educação em saúde, que pudessem facilitar a compreensão dos tratamentos por parte dos pacientes infantis e suas famílias, alinhando-se a um contexto maior de humanização da saúde.

A segunda fase do estudo foi a produção da TCE a partir dos dados coletados. Inicialmente, os conteúdos foram organizados com base nos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia em pacientes pediátricos e os cuidados específicos necessários para esses pacientes. Para que o enredo fosse mais acessível e envolvente, foi escolhido um herói que personificasse a luta contra o câncer.

Imagem da primeira página da história em quadrinhos "Super Ação contra o Câncer"

Imagem: História em Quadrinho “Super Ação contra o Câncer”

No fim, também há o espaço de interação e identificação, em que o paciente pode personalizar a imagem do herói. Antes da versão final ser concluída, a HQ passou por um processo de testagem e validação com a participação de acadêmicos das áreas de enfermagem e medicina.

O tratamento oncológico altera drasticamente a vida da criança, que é retirada de forma brusca de seu convívio social e passa a habitar  ambientes hospitalares, frequentemente percebidos como estranhos e dolorosos, além de ter que lidar com os medicamentos e seus efeitos colaterais, e, possivelmente, procedimentos invasivos do tratamento. Por isso, algumas intervenções podem ser usadas no sentido de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Nesse sentido, a história em quadrinhos, além de ser de baixo custo e fácil uso e distribuição, é uma ferramenta eficaz ao ensinar conceitos complexos de forma lúdica.

Os resultados da pesquisa indicaram que a HQ desenvolvida, intitulada “Super Ação contra o Câncer”, desempenha um papel significativo na educação das crianças sobre a doença e seu tratamento. A HQ aborda de forma lúdica os aspectos da quimioterapia, seus efeitos colaterais e os cuidados necessários. Este recurso educacional foi projetado para empoderar os jovens pacientes, ajudando-os a se verem como protagonistas de sua saúde, o que pode levar a uma melhor adesão ao tratamento e a uma percepção positiva de sua condição.

As conclusões destacam que a TCE em formato de HQ pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes pediátricos com câncer. Os desafios incluem a necessidade de validação contínua e adaptação do material para diferentes contextos culturais e de saúde. Futuras projeções da pesquisa sugerem o desenvolvimento de novas edições da HQ e sua aplicação em outros ambientes hospitalares, buscando sempre aprimorar a comunicação entre crianças, famílias e equipes de saúde.

Para ler o artigo, acesse

BARBOSA, G.D., et al. Tecnologia Cuidativo-Educacional para Pacientes Oncológicos Pediátricos: “Super Ação” em Quadrinhos. Revista Brasileira de Cancerologia [online]. 2024, vol. 70, no. 4, e124718 [viewed 27 February 2025]. https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2024v70n4.4718. Available from: https://www.scielo.br/j/rbcan/a/GKzjdB67yLKRk4WxkfXTTby/

Links externos

Revista Brasileira de Cancerologia – RBC

Revista Brasileira da Cancerologia – Site

Ciência & Saúde Coletiva – Redes sociais: Facebook | X | Instagram | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FACINA T. Uso da história em quadrinhos na educação e cuidado de pacientes oncológicos pediátricos [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2025 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2025/02/27/uso-da-historia-em-quadrinhos-na-educacao-e-cuidado-de-pacientes-oncologicos-pediatricos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation